Conhecimento de graduandos em Odontologia sobre diagnóstico e tratamento da cárie dentária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4997

Palavras-chave:

Ensino, Currículo, Cárie Dentária.

Resumo

Esta é uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, realizada em uma universidade pública em 2018, com o objetivo de avaliar os conhecimentos de estudantes do curso de graduação em Odontologia sobre a cárie dentária. Aplicou-se um questionário para 90 estudantes do 1º; 3º e 5º período. Foi analisado também o Projeto Pedagógico de Curso. Realizou-se análise descritiva e comparativa de proporções por meio do teste Exato de Fisher (p<0.05). Dos pesquisados, 78,9% eram do sexo feminino; 56,7% com 21 a 24 anos, 3,3% tinham 25 anos ou mais.  No conhecimento da cárie dentária, foi encontrada diferença estatisticamente significante (p<0.05) ao se comparar a quantidade de erros e acertos entre os três anos avaliados para cinco das dez perguntas. Os resultados mostram diferenças estatísticas para as questões que abordavam o conceito de cárie dentária (1ºano X 3ºano e 3ºano X 5ºano), o papel da saliva no desenvolvimento da doença (1ºano X 3ºano, 1ºano X 5ºano e 3ºano X 5ºano), o diagnóstico de lesão de cárie não cavitada ativa (1ºano X 3ºano e 1ºano X 5ºano), o diagnóstico de lesão de cárie cavitada ativa (1ºano X 3ºano) e o diagnóstico de lesão de cárie cavitada inativa (1ºano X 5ºano e 3ºano X 5ºano). Verificou-se que a estrutura curricular dificulta a integração de conteúdos básicos vinculados à Cariologia e à prática clínica odontológica ao longo da graduação, sendo necessário adequá-la para que os conteúdos relacionados à cárie, de modo que sejam abordados longitudinalmente, integrando os eixos de Ciências Básicas, Ciências Odontológicas e Odontologia em Saúde Coletiva.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Martins, C. P., Thomas, A. P., Scaraboto, T. R., Besegato, J. F., & Caldarelli, P. G. (2021). Conhecimento de graduandos em Odontologia sobre diagnóstico e tratamento da cárie dentária. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(4). https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4997

Edição

Seção

Artigos originais