Educação em saúde e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5027

Palavras-chave:

Educação em saúde, Alfabetização, Categoria de trabalhadores, Qualidade de vida.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva realizado de 2018 a 2019, com o objetivo de relatar a experiência de um projeto de educação em saúde com trabalhadores de uma universidade pública. Participaram do projeto 15 profissionais da saúde e educação, em encontros mensais com duas horas de duração, com 50 horas de atividades no total. A abordagem dialógica, e os 10 passos da metodologia RENASCERES@ oportunizaram espaço de discussão sobre estilo de vida e qualidade de vida. Entre os relatos destacam-se: que as atividades proporcionaram melhoria na prática de exercícios físicos, na alimentação, reflexões sobre a busca de resiliência no cotidiano pessoal e profissional; a obtenção de um estilo de vida mais saudável com influência na qualidade de vida. As intervenções realizadas contribuíram para a promoção da saúde com possibilidades de melhoria da literacia para a saúde nos servidores participantes.

Biografia do Autor

Isadora Catananti Ardenghi, Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Marta Regina Farinelli, Curso de Serviço Social/Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso/Mestrado em Psicologia da UFTM

Assistente Social. Bacharel em Direito. Mestre, Doutora e Pós Doutora em Serviço Social. Professora Associada no curso de Serviço Social, Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso, no Mestrado em Psicologia da UFTM

Rosane Aparecida de Sousa Martins, curso de Serviço Social da UFTM

Assistente Social. Doutora e Pós Doutora em Serviço Social. Professora Associada no curso de Serviço Social da UFTM

Cláudia Helena Julião, Curso de Serviço Social da UFTM

Assistente Social. Especialista em Serviço Social e Política Social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Professora Associada no curso de Serviço Social da UFTM

Priscila Maitara Avelino Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Assistente Social. Especialista em Políticas Públicas, Sociais e de Saúde. Mestre em Serviço Social. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Luís Ângelo Saboga-Nunes, Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal//Instituto de Sociologia da Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha

Sociólogo. Mestre e Doutor Saúde Pública. Professor da Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal e Professor Associado do Instituto de Sociologia da Universidade de Educação de Freiburg, Alemanha

Referências

Mattos RA. Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a humanização das práticas de saúde. Interface [Internet] 2009 [citado em 20 jan 2020]; 13(1):771-807. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2009.v13suppl1/771-780/pt

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis [Internet]. 2007 [citado em 20 jan 2020]; 17(1):77-93. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a06.pdf

Ministério da Saúde (Br). Política Nacional de promoção da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006.

Ministério da Saúde (Br), Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2007.

- Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005.

Saboga-Nunes L, Freitas OS, Cunha M. Renasceres®: um modelo para a construção da cidadania em saúde através da literacia para a saúde. Servir [Internet]. 2016 [citado em 10 fev 2020]; 59(1):7-16. Disponível em: http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/4069

Pereira RCA, Uribe Rivera FJ, Artmann E. O trabalho multiprofissional na Estratégia Saúde da Família: estudo sobre modalidades de equipes. Interface (Botucatu) [Internet]. 2013 [citado em 03 mar 2020]; 17(45):327-40. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2013.v17n45/327-340/pt

Kleba ME, Colliselli L, Dutra AT, Müller ES. Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial. Interface: comunicação saúde educação [Internet]. 2016 [citado em 20 mar 2020]; 20(56):217-26. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2016.v20n56/217-226/pt

Martins RAS, Julião CH, Farinelli MR, Bessa AF, Maríngolo, ACP, Nolasco BCA, et al. Education and communication in health as strategies for accomplishment of the universal access to health in Uberaba. Procedia Soc Behav Sci. [Internet]. 2014 [citado em 20 mar 2020]; 174(2015):2407-12. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815009611

Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm. [Internet]. 2013 [citado em 20 mar 2020]; 22(1):224-30. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_27.pdf

Saboga-Nunes L, Martins, RAS. The challenges of epistemological validation to Brazil of theeuropean health literacy survey (HLS -EU_BR). Aten Prim. (Barc., Ed. impr.). 2014; 46(1):12-12.

Saboga-Nunes L Sorensen K, Pelikan JM. Hermenêutica da literacia em saúde e sua avaliação em Portugal (HLS-EU-PT) [Internet]. In: VIII Congresso Português de Sociologia 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas; 2014; Évora. Évora, Portugal: Universidade de Évora; 2014 [citado em 20 mar 2020]. Disponível em: https://docplayer.com.br/4153200-Hermeneutica-da-literacia-em-saude-e-sua-avaliacao-em-portugal-hls-eu-pt.html

Saboga-Nunes L, Martins RAS, Farinelli MR, Julião CH, organizadores. O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV; 2019.

Garbois JA, Sodré F, Araujo MD. Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde. Saúde Debate [Internet]. 2017 [citado em 20 mar 2020]; 41(112):63-76. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41n112/63-76/pt

Ferrari TK, Chester LGC, Alves MCGP, Barros MBA, Goldbaum M, Fisberg RM. Estilo de vida saudável em São Paulo, Brasil. Cad Saúde Públ. [Internet]. 2017 [citado em 20 mar 2020]; 33(1):e00188015:1-12. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2017.v33n1/e00188015/pt

Soares CL, Santos Neto SR. Sombra das árvores... respirando ar puro: educação e divertimentos junto à natureza na São Paulo dos anos 1920. Educ Rev. (Belo Horizonte) [Internet]. 2018 [citado em 16 abr 2020]; 34:e193539:1-26. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e193539.pdf

Ferreira JS, Diettrich SHC, Pedro Da Influência da prática de atividade física sobre a qualidade de vida de usuários do SUS. Saúde Debate [Internet]. 2015 [citado em 18 abr 2020]; 39(106):792-801. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v39n106/0103-1104-sdeb-39-106-00792.pdf

Carvalho APL, Zanardo VPS. Consumo de água e outros líquidos em adultos e idosos residentes no município de Erechim – Rio Grande do Sul. Perspectiva [Internet]. 2010 [citado em 18 abr 2020]; 34(125):117-26. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/125_79.pdf

df

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Ardenghi, I. C., Farinelli, M. R., Martins, R. A. de S., Julião, C. H., Ribeiro, P. M. A., & Saboga-Nunes, L. Ângelo. (2020). Educação em saúde e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 1079–1085. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5027