Depressão, ansiedade, autorregulação emocional, percepção do suporte social e familiar em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5194

Palavras-chave:

Depressão, Ansiedade, Regulação emocional, Apoio social.

Resumo

Esta é uma pesquisa longitudinal realizada em um município do norte do estado do Paraná, no ano de 2019, cujo objetivo foi analisar, em um grupo de escolares, se a depressão, ansiedade, percepção dos suportes social/familiar e a autorregulação emocional se modificavam em razão do sexo e do início da menarca. Aplicou-instrumentos validados no Brasil para avaliar ansiedade, depressão, autorregulação emocional e percepção dos suportes social e familiar. Participaram 453 escolares, de uma escola pública, do 6º ao 9º ano do fundamental, das quais 58,3% do sexo feminino. As meninas obtiveram escores maiores em ansiedade somático/vegetativo, cognitivo e paralização, pessimismo, avaliação da experiência e nos escores negativos da autorregulação e maior sintomatologia depressiva. Meninas que já tiveram a menarca apresentaram maior sintomatologia de ansiedade somático/vegetativo e na ansiedade geral, além de maiores pontuações em paralização, pessimismo e na combinação das dimensões negativas da autorregulação. Também tiveram menores escores no enfrentamento de problemas e na Percepção de Suporte Social, maior sintomatologia depressiva e mais inadaptação em relação à família. Meninos e meninas podem ter funcionamento distintos e há que se olhar para as questões orgânicas também como associadas a esse funcionamento, como é o caso da menarca nas meninas.

Biografia do Autor

Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco (USF)

Psicólogo. Mestre em Psicologia. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor da Universidade São Francisco (USF)

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia. Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina

Andrea Carvalho Beluce, Escola de Governo de Londrina

Pedagoga. Especialista em Metodologia da Ação Docente. Especialista em Mídias Integradas a Educação. Mestre e Doutora em Educação. Professora e Diretora Educacional da Escola de Governo de Londrina

Evandro Morais Peixoto, USF

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Professor da USF

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Baptista, M. N., Oliveira, K. L. de, Beluce, A. C., & Peixoto, E. M. (2021). Depressão, ansiedade, autorregulação emocional, percepção do suporte social e familiar em escolares. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(1), 18–28. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5194