Desenvolvimento da linguagem em crianças surdas: uma revisão integrativa

Nathália Fernandes Minaré, Fabio Scorsolini-Comin, Manoel Antônio dos Santos

Resumo


No contexto das deficiências auditivas, a linguagem é considerada crucial para o pleno desenvolvimento da criança. O objetivo deste artigo é revisar a literatura científica nacional acerca da linguagem e de seu desenvolvimento em crianças surdas. Foram utilizados os descritores “linguagem” e “surdez”, nas bases de dados LILACS, SciELO e PePSIC, no período 2000-2011. Os 10 artigos levantados abordavam a linguagem no contexto da surdez, especificamente em relação às categorias: educação, identidade, linguagem escrita, simbolismo e família. A categoria do simbolismo nas linguagens do surdo foi a que mais se destacou, pois é a que melhor explica o processo de desenvolvimento da linguagem. Todos os eixos analíticos remetem a ela, contudo, poucos estudos a abordam, o que dificulta a elucidação das especificidades do contexto da surdez. Além disso, embora discorram sobre a linguagem, poucos analisam seu desenvolvimento – e, nesse aspecto, a função simbólica é essencial. Propõem-se mais estudos sobre o tema, a fim de eliminar preconceitos.
Descritores:Linguagem; Surdez; Desenvolvimento da linguagem.

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DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.608

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