PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA SEGUNDA LÍNGUA À CRIANÇAS QUE ESTÃO ADQUIRINDO A LÍNGUA MATERNA EM SUMBE/ANGOLA

Fatima Maria Jose Pereira, Gilda Nachoco Diniz, Maria Alice António J.M. da Cruz

Resumo


Problematizando a relação entre a língua oficial e a língua materna, com a desvalorização dessa língua materna decorrente do firmamento da língua oficial, que é a língua portuguesa, e o desconhecimento pelos professores e crianças das línguas nacionais para a inserção das mesmas no ensino escolar, apresenta-se os objetivos deste artigo que consistirá em descrever as presenças das línguas nacionais na aquisição da língua portuguesa por crianças do ensino pré-escolar e aprofundar os conhecimentos da presença das línguas nacionais na aquisição da língua portuguesa a partir da fala por crianças do ensino pré-escolar. Para tal, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise de alguns pontos do questionário respondido por dez professores da educação pré-escolar, referente ao tema que nos ajudou na reflexão e enriquecimento do mesmo conteúdo.

Palavras-chave


Educação Pré-Escolar; Criança; Desenvolvimento da Linguagem; Língua Materna

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Referências


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