A EFICÁCIA DOS FLASHCARDS PARA O ESTUDO AUTODIRIGIDO NA MONITORIA DE HISTOLOGIA

Francisco Pedro Olimpio de Albuquerque Sales, José Klauber Roger Carneiro, Maria Auxiliadora Silva Oliveira

Resumo


Os flahscardssão pequenos cartões feitos de papel utilizados como método para a autoaprendizagem. Em cada pedaço de papel escreve-se algo que se quer aprender, geralmente, de um lado escreve-se uma pergunta ou palavras-chave de um determinado conteúdo, e no verso há uma resposta ou um comentário. A monitoria, que é um serviço de apoio pedagógico e visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico do acadêmico, utilizou essa estratégia de estudo, que consiste principalmente em uma técnica de repetição espaçada. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos flashcardscomo ferramenta de estudo e qual técnica de estudo é preferida pelos estudantes. Este estudo é do tipo transversal, quantitativo e descritivo o qual o instrumento de coleta utilizado foi um questionário com questões fechadas. O trabalho foi desenvolvido de acordo com a resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Observou-se que 93,33% dos pesquisados, responderam que os flashcardssão eficazes como técnica de estudo, e 73,33% ficaram satisfeitos com o desempenho na disciplina. Dos alunos investigados 53,33% afirmaram que obtiveram bom aprendizado com essa estratégia. Com esses resultados, conclui-se que os flashcardssão importantes para o processo de aprendizagem, principalmente à longo prazo.


Palavras-chave


Aprendizagem; Educação; Memória de Longo Prazo

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