Análise dos textos produzidos pelos alunos da 6ª classe de uma Escola Primária do Sumbe

Armando Cachine, Azéu José Luís, Figueiredo Jorge, Ilídio João Moutinho Sanito, Luzia Lisboa Pinto Boa

Resumo


O presente artigo apresenta uma investigação sobre a prática pedagógica em sala de aulas de língua portuguesa e da produção de textos de alunos da educação primária do município do Sumbe, Província do Cuanza Sul - Angola. Os textos analisados foram escolhidos aleatoriamente e elaborados pelos alunos durante a aula que tinha como tema “a indústria”e como subtema “leitura e interpretação do texto o algodão”. Nas análises, procuramos aferir o nível de compreensão e conhecimento dos alunos no que diz respeito à ortografia, uso da pontuação, a construção dos parágrafos, a coesão, a coerência e ao atendimento do enunciado. Por fim, fizemos uma avaliação crítica sobre a situação real dos textos dos alunos, bem como seus domínios sobre a leitura e escrita da língua portuguesa.


Palavras-chave


Língua Portuguesa; Leitura; Escrita

Texto completo:

PDF

Referências


GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula – Leitura & Produção, 7ª ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

AZEVEDO, Fernando José Fraga. Metodologia da língua portuguesa. Portugal: Plural editores, 2015.




DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4608

Apontamentos

  • Não há apontamentos.