Análise de textos de alunos da 2ª classe numa das escolas do Município do Sumbe

Boano Paulino, Cláudio Manuel Joaquim, Ernesto Arthur Correia De Oliveira, Fernando André Manuel, Luísa da Conceição de Sousa Varela, Maria Luciano Domingos

Resumo


Com o presente artigo pretende-se apresentar de forma concisa o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita por parte dos professores e alunos em uma das escolas do ensino primário do Sumbe. O artigo centrou-se no relato de professores e alunos deste sistema de ensino, mediante os resultados das respostas dadas a um questionário. Além da aplicação do questionário, utilizou-se os seguintes métodos: a observação direta das aulas e a análise dos textos produzidos pelos alunos. Esta atividade permitiu levantar a situação real da vida quotidiana dos professores e dos alunos no trabalho com o ensino da leitura e escrita. As respostas obtidas, por meio da análise do  questionário aplicado, observação de aulas e textos produzidos pelos alunos mostram que alguns alunos têm dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Isto tem a ver com certas dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos tais como: quanto aos professores, os baixos salário que os desmotivam, as péssimas condições de trabalho em salas de aula, a falta de transporte a tempo e hora, visto que, alguns professores vivem distante do local de serviço.  Quanto aos alunos, a escassez de livros didáticos que incentivem a leitura e a escrita, a falta de condições em salas de aulas, visto que, as salas são pequenas e com elevado número de alunos e as péssimas condições sociais.


Palavras-chave


Aprendizagem; Leitura; Escrita

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO de V. Filomena, CHAMUONGO, António, Manual e lingua portuguesa da 2º classe, 1ª ed., Luanda. 2018

MARCUSCHI Luís António, Produção textual, análise de gêneros e compreensão, vol. 2. São Paulo, Brasil, ed., Parábola. 2008

RIOLFI Claudia Rosa, ALMEIDA Sonia, BARZOTTO Valdir Heitor, Leitura e Escrita, ed., São Paulo: Paulistana. 2013

SOUZA Solange Jobim, INFÂNCIA E LINGUAGEM 11 ed., Campinas, Brasil: Papirus Editora 2008.




DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.