A Revista Iniciação & Formação Docente (ISSN 2359-1064), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), é um periódico semestral que publica artigos resultantes de pesquisa e relatos de experiências desenvolvidos nas áreas de Educação e/ou Linguagem e que enfoquem questões relacionadas às Políticas Públicas para Formação Inicial e Continuada de Professores; Linguagem, Educação e Sociedade; Metodologias de Ensino; Pesquisa e Formação de Professores; Leitura, Escrita e Produção de Conhecimento; Ensino-Aprendizagem da Leitura e Escrita na Escola.
The Journal Initiation & Teacher Training (ISSN 2359-1064), linked to the Study and Research Group on Discourse Analysis, Reading and Writing (GEPADLE), from Federal University of Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brazil, is a semester periodical, and publishing research articles and reports of experiences developed in the areas of Education and/or Language and to focus on issues related to Public Policies for Initial and Continued Training of Teachers; Language, Education and Society; Teaching Methodologies; Research and Teacher Training; Reading, Writing and Production of Knowledge; Teaching and Learning of Reading and Writing in School.
La Revista de Iniciación y Formación Docente (ISSN 2359-1064), vinculado al Grupo de Estudio e Investigación en Análisis, Lectura y Escritura del Discurso (GEPADLE), de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro es un periódico semestral y publica artículos de investigación y reportes de experiencias desarrolladas en las áreas de Educación o Lenguaje y que se centren en temas relacionados con Políticas Públicas para la Formación Inicial y Continua de Profesores; Lenguaje, Educación y Sociedad; Metodologías de Enseñanza; Investigación y Formación de Profesores; Lectura, Escritura y Producción de Conocimiento; Enseñanza y el Aprendizaje de la Lectura y la Escritura en la Escuela.

Indexadores:
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
https://scholar.google.com/citations?user=vbWf8_IAAAAJ&hl=en
https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=27913
https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/revista-intertexto/
https://www.sumarios.org/revista/revista-inicia%C3%A7%C3%A3o-forma%C3%A7%C3%A3o-docente
https://www.periodicos.capes.gov.br
https://diadorim.ibict.br/handle/1/2029Avaliação Qualis CAPES
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ISSN 2359-1064
Notícias
Chamada 2021 |
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CHAMADA 1 – DOSSIÊTEMA: Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextosPrazo para o envio: 01/01/21 a 28/02/21 Publicação: prevista para maio de 2021 Volume: 01/2021 Organizadores: Sulemi Fabiano Campos (UFRN) Geová Bezerra Guimarães (IFAM) José Antônio Vieira (UEMA) Katia Cilene Ferreira França (UFMA) Maria Aparecida Da Silva Miranda (SEDUC/RN) RESUMO: Este dossiê tem o objetivo de socializar pesquisas e relatos de experiência que tematizem e problematizam práticas de leitura e produção escrita em contextos escolares e/ou universitários. Nesse sentido, pretendemos reunir trabalhos que reflitam sobre: linguagem e ensino, mediação docente e processos de aprendizagem, ensino de leitura/escrita e produção de conhecimento.
CHAMADA 2 – VOLUME DA REVISTA TEMA: A educação de povos originários (indígenas), africanos e afrodescendentes no Brasil.
Prazo para o envio: 01 janeiro a 30 de abril de 2021 Publicação: prevista para julho de 2021 Volume: 02/2021 Organizador: Lúcio Alvaro Marques (UFTM)
RESUMO: serão aceitos artigos que discutam esse tema à luz dos enfoques teóricos da ancestralidade (restituir o pensamento às suas origens, guiado pela fidelidade aos valores ancestrais e pelo imperativo da libertação, segundo E. Nkogo), hermenêutica pluritópica (admite-se que outras verdades também existem e têm o direito de existir, embora sua visibilidade tenha sido reduzida pela assimetria contínua de poder, baseada na colonialidade do conhecimento, poder, ser e gênero, segundo Tlostanova & Mignolo) e epistemologia decolonial (libertar o pensamento e desvinculá-lo do imperialismo eurocêntrico que reduz, continuamente, o outro à medida do eu, idem).
Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Alunos de graduação (com textos resultantes de projetos de Iniciação Científica ou de Iniciação à Docência) e alunos de pós- graduação (mestrado) poderão enviar artigos desde que o orientador seja autor ou coautor.
CHAMADA 3 – DOSSIÊ TEMA: “Descolonizando a pedagogia: olhares do Sul”
Prazo para o envio: 01/06/21 a 30/08/21 Publicação: prevista para setembro de 2021 Volume: 04/2021
Organizadores: Breno Augusto da Costa (UFU) Núbia Luiz Cardoso (SEEDF/UDF), Adriano Eurípedes Medeiros Martins (IFTM), Iara Aparecida Garcia (UFTM),
RESUMO: Este dossiê visa reunir pesquisas empíricas e reflexões teóricas acerca da de(s)colonização da educação, considerando em especial as contribuições de um pensar suleado para a prática pedagógica no Sul Global. As reflexões vinculadas ao grupo modernidade/colonialidade/decolonialidade, Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e ao diálogo Sul-Sul serão privilegiadas, todavia encorajamos propostas outras que se coloquem como críticas e superadoras do eurocentrismo e de seu sucedâneo cultural estadunidense. Temas como decolonização do currículo, da gestão em educação, das políticas educacionais e da formação docente; educação especial inclusiva e pensamento decolonial, raça e gênero no contexto da de(s)colonização da educação, interseccionalidades e educação, pedagogias indígenas e educação quilombola são esperados. Acolheremos também reflexões sobre Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire Lélia Gonzalez e outros pensadores e pensadoras da educação que enfrentaram a subalternização ou foram reprimidos pelos artífices da colonialidade. Receberemos textos em português, espanhol e inglês.
CHAMADA 4 – DOSSIÊ Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.TEMA: Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.
Prazo para o envio: 01/09/21 a 30/11/21 Publicação: prevista para dezembro de 2021 Volume: 04/2021 Organizador: Amanda Gonçalves (UFTM) Valnecy Corrêa (UFMA)
RESUMO: A Revista Iniciação & Formação Docente receberá, no período de setembro a novembro de 2021, artigos sobre o tema ESCRITA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERCULTURALIDADE: ESTUDOS E PESQUISAS para publicação no IV volume de 2021. Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Todos os participantes do III Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: estudos e pesquisas e I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil - África, estudos e pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estão convidados a mandarem seus trabalhos completos para este volume.
Alunos de graduação (com textos resultantes de projetos de Iniciação Científica ou de Iniciação à Docência) e alunos de pós-graduação (mestrado) poderão enviar artigos desde que o orientador seja autor ou coautor. Observação: para o fluxo da revista aceitaremos artigos durante todo ano com artigos resultantes de pesquisa e relatos de experiências desenvolvidos nas áreas de Educação e/ou Linguagem e que enfoquem questões relacionadas às Políticas Públicas para Formação Inicial e Continuada de Professores; Linguagem, Educação e Sociedade; Metodologias de Ensino; Pesquisa e Formação de Professores; Leitura, Escrita e Produção de Conhecimento; Ensino-Aprendizagem da Leitura e Escrita na Escola. |
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Publicado: 2021-01-11 | |
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