- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
Missão da Revista
Divulgar pesquisas e outras modalidades de publicações relacionadas a educação e Linguagem.
Política Editorial
A Revista Iniciação & Formação Docente aceita artigos e relatos de experiências, nas áreas de Educação e/ou Linguagem, que discutam: a) políticas públicas para formação inicial e continuada de professores; b) linguagem, educação e sociedade; c) metodologias de ensino; d) Pesquisa e formação de professores; e) leitura, escrita e produção de conhecimento; f) ensino-aprendizagem da leitura e escrita na escola.
NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO (em português)
1. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pela internet. Podem ser submetidos artigos em língua portuguesa ou espanhola.
2. O título do artigo deve ser redigido em português e inglês ou espanhol e inglês, um após o outro, centralizado, todas as letras maiúsculas. O título em inglês deve estar em itálico.
3. Os arquivos devem ser submetidos sem o(s) nome(s) do(s) autor(es); a identificação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).
4. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte arial 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25.
5. Os resumos devem conter, no máximo, 200 palavras e ser redigidos em português e inglês OU espanhol e inglês, precedidos respectivamente das palavras Resumo e Abstract ou Resumen e Abstract, bem como a indicação das palavras-chave (no máximo seis) que deverão conter os termos Palavras-chave e Keywords ou Palabras clave. Fonte: Arial 11, espaço entre linhas: simples. As palavras devem ser separadas por ponto-e-vírgula.
6. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)
7. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte arial 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte. Adentramento de 4 cm da margem, parágrafo justificado, arial 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação. Não numerar as páginas do manuscrito.
8. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente palavra REFERÊNCIAS em negrito.
9. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.
10. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.
11. Cada artigo poderá ter um autor e dois coautores. Cada autor/coautor só poderá aparecer em um único artigo. O orientador/coordenador só pode ser autor/coautor de um único artigo numa mesma edição da revista.
10. Alunos de graduação e pós-graduação (mestrado) poderão enviar artigos e relatos de experiência desde que em coautoria com o orientador.
11. A revista Iniciação & Formação Docente detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.
Políticas de Seção
Sociolinguística e Ensino
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Ensino e Formação de Professores
Publicaçao com orientador Dr.
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Resenha
Livros atuais
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Relatos de Experiência
Aborda descrição criteriosa de experiências que possam ser replicadas. Não deve constar nenhuma informação que identifique seres humanos, ou instituição.
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Artigo
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Dossiê
Editores- Juliana Bertucci Barbosa
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Apresentação do Volume
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Estágio Supervisionado
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Escrita, Leitura e formação de professores
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Relatos de Experiência e formação de professores
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Revisão de Literatura
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Relato de Pesquisa
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Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil
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Decolonizando a pedagogia: um olhar do Sul
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Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos
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A educação de povos originários (indígenas), africanos e afrodescendentes no Brasil.
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Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.
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Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
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Processo de Avaliação pelos Pares
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os manuscritos submetidos à Revista Iniciação & Formação Docente é realizado primeiramente um check-list para a verificação do cumprimento das normas da revista pelo funcionário da secretaria. AVALIAÇÃO PELOS PARES. Em seguida, são encaminhados para a fase de revisão por pares, onde, no mínimo, dois pareceristas externos emitirão os pareceres, os quais são selecionados por especialidade e/ou/afinidade emrelação ao conteudo tematico dos trabalhos em apreciação. Em caso de divergências entre os revisores, será requisitada a avaliação do manuscrito por um terceiro revisor, para assim fundamentar a decisão editorial final, de acordo com o fluxo de trabalho descrito a seguir:
1. Avaliação do check-list pela secretaria quanto à adequação as normas da revista;
2. Os manuscritos atendem as normas da revista e passam por uma avaliação do(s) editor (es) da revista quanto ao escopo e a política editorial;
3. O editor-chefe designa o manuscrito para os revisores;
4. O sistema de avaliação é duplo-cego, onde os revisores emitem o peer review (parecer), que será usado pelo editor para a aprovação ou não do manuscrito. No caso de conflito entre os pareceristas será convocado um terceiro avaliador;
5. Comentários e pedidos de correções feitos pelos avaliadores serão encaminhados ao autor correspondente;
6. Após as correções serem feitas o autor correspondente encaminha a versão revisada do manuscrito que será encaminhada para os revisores para a emissão do relatório final;
7. As sugestões dos revisores e as consequentes respostas dos autores serão analisadas pelo editor chefe, para a emissão da decisão final e posterior encaminhamento da decisão aos autores;
8. O manuscrito aceito é enviado para o iniciar o processo de edição onde passa pela revisão da Língua Portuguesa.
9. Após é realizada a diagramação prévia do manuscrito, sendo enviado ao autor para análise e conferência e organização de tabelas, figuras, imagens e formatação geral;
10. Após esta etapa, é requerido aos autores declarar formalmente qualquer conflito de interesse, e cessão de direitos autorais à revista;
11. A versão final do manuscrito passa pela aprovação do Editor-Chefe e é encaminhada para publicação no sistema da revista.
Observação Importante: Não há taxa de submissão ou publicação.
Periodicidade
A Revista Iniciação & Formação Docente possui periodicidade semestral de publicações (2 edições/ano).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação no processamento dos artigos.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...