Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Alunos de graduação e pós-graduação só poderão submeter trabalhos  com o orientador.
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
    3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
    4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    6. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do manuscrito, na opção Propriedades no Word, garantindo desta forma  sigilo, conforme instruções disponíveis em: Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
     
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

 

ATENÇÃO:

Para a sessão artigos, as submissões devem apresentar autoria ou coautoria de um doutor.

Para a sessão artigos, poderão ser submetidos artigos relacionados a temática do volume (conforme as chamadas publicadas na sessão notícias) ou no sistema de fluxo contínuo. Neste último caso, devem ser observados os focos de interesse da revista.

1. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGOS

A. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pela internet, no formato doc. O título do trabalho deve ser redigido em português e inglês, um após o outro, centralizado, com letra maiúscula. O título em inglês deve estar em itálico. Submeter o arquivo sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a identificação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).

B. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte arial 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 10 páginas e máximo de 25. Não numerar as páginas do manuscrito.
 
C. Os resumos devem conter, no mínimo 200 palavras e no máximo250 palavras, ser redigidos em português e inglês, precedidos respectivamente das palavras Resumo e Abstract, bem como a indicação das palavras-chave (no máximo seis) que deverão conter os termos Palavras-chave e Keywords. Fonte: Arial 11, espaço entre linhas: simples. As palavras-chave devem ser separadas por ponto-e- vírgula.
 
D.As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)
 
E. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte arial 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte. Adentramento de 4cm da margem, parágrafo justificado, arial 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação.
 
F. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente a palavra REFERÊNCIAS em negrito.
 
G. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.
 
H. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.
 
I. Cada artigo poderá ter um autor e dois coautores. Cada autor/coautor só poderá aparecer em um único artigo. O orientador/coordenador só pode ser autor/coautor de um único artigo em uma mesma edição da revista.
 
J. Serão publicados nesta sessão artigos resultantes de pesquisas de IC, trabalho de conclusão de cursos e para escrita de dissertação de mestrado e doutorado.
 
K. A revista Iniciação & Formação Docente detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.
 
L. Todos os autores independente da seção deve inserir ORCID (https://orcid.org/signin)

 

 2.   NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

A. Na sessão relato “Relato de Experiência Docente”, professores da educação básica, participante de programa de mestrado ou não, aluno de graduação participante do Programa Institucional de Iniciação à Docência ou Residência Pedagógica (nestes dois últimos casos, em coautoria com o coordenador o/ou supervisor) poderão submeter relatos/reflexão sobre a realização de atividade didática desenvolvida em sala de aula.
 
B. Os bolsistas de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica e alunos de mestrados profissionais poderão submeter relatos desde que com carta indicativa ou coautoria do orientador. Os professores da educação, sem vínculo esses programas, podem submeter artigos sem ter que cumprir essa exigência.
 
C. Os relatos devem ser enviados pela internet, no formato doc. O título do trabalho deve ser redigido em português, inglês ou espanhol, um após o outro, centralizado, com letra maiúscula. O título em língua estrangeira deve estar em itálico.
 
D. Os arquivos devem ser submetidos sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a identificação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).
 
E. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte arial 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 08 páginas e máximo de 10. Não numerar as páginas do manuscrito.
 
F. Os resumos devem conter, no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras, ser redigidos em português, inglês ou espanhol, precedidos respectivamente das palavras Resumo, Abstract ou Resumen, bem como a indicação das palavras-chave (no máximo quatro) que deverão conter os termos Palavras-chave, Keywords ou Palabras-Clave. Fonte: Arial 11, espaço entre linhas: simples. As palavras-chave devem ser separadas por ponto-e-vírgula.
 
G. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)
 
H. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte arial 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte. Adentramento de 4cm da margem, parágrafo justificado, arial 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação.
 
I. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente a palavra REFERÊNCIAS em negrito.
 
J. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados e ou fotos.
 
K. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.
 
L. Cada relato de experiência poderá ter um autor e dois coautores. Cada autor/coautor só poderá aparecer em um único artigo. O orientador/coordenador só pode ser autor/coautor de um único artigo em uma mesma edição da revista.
 
M. A revista Iniciação & Formação Docente detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.
 
N. Todos os autores independente da seção deve inserir ORCID (https://orcid.org/signin)

 

2.1. Elementos constitutivos do relato de experiência:

A. Resumo: Deverá apresentar (de forma concisa e objetiva) o objeto do trabalho, objetivos, metodologia, discussão, conclusões e na forma dissertativa, em apenas um parágrafo.

B. Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no título. Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (máximo quatro) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto e vírgula, seguido de inicial maiúscula.

C. Introdução: deve justificar o problema estudado, a base teórica objetivos e justificativa.

D. O desenvolvimento, parte fundamental do texto, deve conter a exposição ordenada e detalhada da metodologia usada, base teórica de análise, análise e considerações finais. A metodologia deve descrever onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e os procedimentos utilizados; a base teórica deve apresentar os autores e os conceitos que fundamentarão a experiência relatada; a discussão deve apresentar de forma analítica e reflexiva a experiência, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema; mostrar análise dos resultados obtidos, se for o caso.

 E. Nas conclusões ou considerações finais: deverão ser retomados os objetivos e a partir disso apresentar uma síntese dos resultados, considerando as análises e discussões desenvolvidas em torno da dos dados obtidos com a experiência.

 

3.   NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISONADO

 A. Nesta sessão serão publicados relatórios de estágio supervisionado de aluno de graduação. Neste caso, o relatório enviado deve ser em coautoria ou ser acompanhado de carta do orientador/coordenador do estágio informando que o texto apresenta as condições necessárias para ser submetido à análise com vistas à publicação.

B. Os relatórios devem ser enviados pela internet, no formato doc. O título deve ser redigido em português, inglês ou espanhol, um após o outro, centralizado, com letra maiúscula. O título em língua estrangeira deve estar em itálico.

C. Os arquivos devem ser submetidos sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a identificação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).

D. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte arial 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 08 páginas e máximo de 10. Não numerar as páginas do manuscrito.

E. Os resumos devem conter, no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras, ser redigidos em português, inglês ou espanhol, precedidos respectivamente das palavras Resumo, Abstract ou Resumen, bem como a indicação das palavras-chave (no máximo quatro) que deverão conter os termos Palavras-chave, Keywords ou Palabras-Clave. Fonte: Arial 11, espaço entre linhas: simples. As palavras-chave devem ser separadas por ponto-e-vírgula.

F. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)

G. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte arial 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte. Adentramento de 4cm da margem, parágrafo justificado, arial 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação.

H. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente a palavra REFERÊNCIAS em negrito.

I. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados e ou fotos.

J. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.

K. Cada relatório poderá ter no máximo três autores. Cada autor só poderá aparecer em um único relatório. O orientador/coordenador só pode ser autor/coautor de um único relatório em uma mesma edição da revista.

L. A revista Iniciação & Formação Docente detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

M. Todos os autores independente da seção deve inserir ORCID (https://orcid.org/signin)

 

3.1. Elementos constitutivos dos relatórios:

 

A. Resumo: Deve apresentar (de forma concisa e objetiva) o objeto do trabalho, objetivos, metodologia, discussão, conclusões e na forma dissertativa, em apenas um parágrafo.

 B. Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no título. Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (máximo quatro) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto e vírgula, seguido de inicial maiúscula.

C. Introdução: deve justificar o problema estudado, a base teórica objetivos e justificativa.

D. O desenvolvimento: deve conter a exposição ordenada e detalhada da metodologia usada, base teórica de análise, análise e considerações finais. A metodologia deve descrever onde, quando e como ocorreu a experiência, o contexto e os procedimentos utilizados; a base teórica deve apresentar os autores e os conceitos que fundamentarão a experiência relatada; a discussão deve apresentar de forma analítica e reflexiva a experiência, contextualizando-a com os achados na literatura sobre o tema; mostrar análise dos resultados obtidos, se for o caso.

E. Nas conclusões ou considerações finais: deverão ser retomados os objetivos e a partir disso apresentar uma síntese dos resultados, considerando as análises e discussões desenvolvidas em torno da dos dados obtidos com a experiência.

 

 

Ensino e Formação de Professores

Publicaçao com orientador Dr.

Resenha

Livros atuais

Relatos de Experiência

Aborda descrição criteriosa de experiências que possam ser replicadas. Não deve constar nenhuma informação que identifique seres humanos, ou instituição.

Sociolinguística e Ensino

##section.default.policy##

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.