A SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA METODOLOGIA DE PROJETO DE TRABALHO

Autores

  • Luciana Machado Marx Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Maria Terezinha Espinosa de Oliveira Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1154

Resumo

O presente artigo busca identificar as dificuldades e compreender como realizar a sistematização da aprendizagem pela metodologia de projeto de trabalho, proposta pelo autor espanhol Fernando Hernández, no contexto da educação pública brasileira com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, determinada como qualitativa, foi realizada em uma escola pública de tempo integral no município de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, que fazia parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)por meio da proposta apresentada e aprovada do curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O resultado dessa pesquisa demonstrou que é necessário readaptar a metodologia de projeto de trabalho de acordo com a educação pública brasileira e assim buscar realizar a sistematização da aprendizagem ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Machado Marx, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Pedagoga pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e especialista em informática e comunicação na educação pela Universidade Cândino Mendes (UCAM). Atualmente é coordenadora tecnológica na Creche Escola Grandini no Município de Teresópolis-RJ. 

Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1989), Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2009). Atualmente é professora titular e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO e professora 1 da Faculdade de Educação Tecnológica - FAETERJ/FAETEC/Petrópolis. A partir de 2012 está atuando como coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESO, vinculado à CAPES.

Downloads

Publicado

2016-02-02