AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE OURO PRETO, MG

Autores

  • Ana Daniela Damacena Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Natalia Daniela Vieira Maximiano Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Jairo Antônio Paixão

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1272

Resumo

As aulas de Educação Física são momentos no ambiente escolar em que a relação de gênero se problematiza e seus aspectos históricos contribuíram para dicotomia entre os gêneros durante as aulas. Com o objetivo de analisar o nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educação Infantil em uma escola pública e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o gênero feminino se torna submisso quando há um confronto direto com o gênero masculino durante as aulas de Educação Física. É importante estudar o gênero na Educação Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o início, para que as diferenças existentes não sejam esquecidas, mais sim entendidas para não sobrepujar uma em relação à outra.

Biografia do Autor

Ana Daniela Damacena, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). CEDUFOP.

 

Natalia Daniela Vieira Maximiano, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). CEDUFOP.

Jairo Antônio Paixão

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto na linha de pesquisa "Instituição escolar, formação e profissão docente". Coordena o Subprojeto Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID-UFV. Coordena o Laboratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física (LEPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG

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Publicado

2016-01-22