LEITURA, ESCRITA E REESCRITA A ANÁLISE LINGUÍSTICA E A PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1942

Resumo

Descrevo, neste artigo, uma atividade de escrita e reescrita textual, sob o gênero fábula, proposta a um sexto, iniciada a partir da leitura de narrativas presentes no livro “Fábulas de Esopo” e no material didático “Aprende Brasil” (Editora Positivo) e desenvolvida pelo viés da Análise Linguística (AL), ancorada nas teorias de Geraldi (2013) e de Mendonça (2006).

O foco, no processo de correção textual, foi alterado da análise pura dos aspectos gramaticais e estruturais, contemplando também os usos da língua. Durante a atividade, busquei ressaltar a importância dos adjetivos e advérbios na composição do sentido da narrativa: caracterização das personagens, indeterminação do tempo e condução ao desfecho e moral, representada, na proposta, por um provérbio.

Biografia do Autor

Carla Balan Rissato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade de Franca (2011). Possui Pós-Graduação em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013) e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. É funcionária pública da Prefeitura Municipal de Orlândia - SP. Leciona Língua Portuguesa/Redação no Ensino Fundamental II desde 2012. Atualmente cursa Mestrado em Letras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Downloads

Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino