USO DAS TIC E EXPERIÊNCIA DE AUTORIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DE PIBIDIANOS DO CURSO DE LETRAS EAD/UFMS

Autores

  • Álvaro José dos Santos Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-5017-1420
  • Fabiana Biondo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2118

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar parte das atividades desenvolvidas nos subprojetos do Pibid da UFMS e do projeto de pesquisa intitulado “Formação de professores de línguas e tecnologias”. As ações focalizadas tratam da elaboração de atividades digitais usando o software Hot Potatoes. Quinze graduandos do curso de Letras, na modalidade a distância, elaboraram atividades de apoio pedagógico, em português e espanhol. Para tanto, realizaram estudos desenvolvidos por Donda (2011) e Paiva (2015), entre outros, participaram da oficina Hot Potatoes e depois passaram à elaboração das atividades. Neste artigo, apresentamos as percepções desses acadêmicos quanto ao uso de tecnologias digitais na educação básica, conforme vivências garantidas no Pibid, e quanto à experiência da autoria de materiais didáticos digitais. Os resultados apontam que ainda há dificuldades a serem superadas nas escolas parceiras para que seja garantido, de fato, o uso das TIC. Sobre o Hot Potatoes, a maior parte das respostas dos pibidianos revelou que eles consideram excelente a contribuição da oficina para a elaboração de atividades e a experiência de autoria de materiais didáticos digitais, bem como avaliaram como excelente a funcionalidade e a aplicabilidade do software. Contudo, indicou fragilidades linguísticas e didáticas na elaboração dessas atividades.

Biografia do Autor

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É doutora e mestre em Educação pela USP e graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto. Atualmente, é professora adjunta da UFMS, atuando no curso de Letras Português e Espanhol, modalidade a distância.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino