POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DO PERÍODO PREPARATÓRIO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Saionara Figueiredo Santos IFSC
  • Fabiana Paula Bubniak IFSC
  • Daniel Henrique Scandolara IFSC

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.2119

Resumo

Este artigo consiste da análise das atividades aplicadas e realizadas no período de estágio para finalização do curso de Pedagogia. A partir da visualização das atividades propostas aos alunos do Período Preparatório de uma escola particular de Palhoça – SC, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A abordagem girou em torno da fragilidade das atividades propostas às crianças, caso essas professoras recebessem alunos surdos usuários de Libras. Atualmente, a presença de crianças surdas é uma possibilidade e, pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB, Lei 9394/1996), as crianças precisam ser aceitas e que a escola se adapte a elas. A partir da análise das atividades e das práticas dispostas, percebeu-se que algumas alterações são necessárias, principalmente no que tange a língua e maneira fonética oral no qual todas as atividades são centradas. Neste artigo, o objetivo é mostrar que as crianças surdas são capazes de realizar atividades escolares se forem pensadas pedagogicamente para elas, e que, para aplicá-las, os professores precisam de capacitação adequada às diferenças culturais e linguísticas dos surdos. Ressalta-se a importância de classes bilíngues nas séries iniciais de crianças surdas, permitindo que obtenham aquisição de língua, letramento e alfabetização em sua língua materna.

Biografia do Autor

Saionara Figueiredo Santos, IFSC

Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC - Cariri). Atualmente, trabalha como Professora da área de Tradução, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue). Tem focado seus projetos na área da Surdez, Educação de Surdos e Educação Ambiental para surdos, nas quais está inserida desde antes de sua graduação. Possui certificações da UFSC para interpretar e ministrar aulas focadas na LIBRAS (ProLibras) e atualmente cursa Pedagogia

Fabiana Paula Bubniak, IFSC

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). É Mestre em Ciências da Linguagem na Universidade do Sul de Santa Catarina (2016) e Especialista em Comunicação Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual.

Daniel Henrique Scandolara, IFSC

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva para Faculdade Eficaz (2015). Possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2011). Certificado em Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS - Língua Portuguesa (2015). Atualmente é Professor de Comunicação Digital e Educação Bilíngue - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Palhoça Bilíngue - SC. Tem experiência como Professor de Informática no Instituto Federal de Santa Catarina, também atuou com turmas do Proeja na Empresa Sesi. Tem experiência como Analista de Suporte Técnico na Empresa Compufour na área de suporte técnico. Participante do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues cerfificado pelo CNPQ.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino