EM BUSCA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Mateus Lorenzon, Silvana Neumann Martins, Jacqueline Silva da Silva

Resumo


Resumo: A constituição de uma sociedade da informação, ao lado da heterogeneidade de culturas que frequentam o espaço escolar, passou a exigir uma série de transformações no currículo escolar. A fim de atender a essas demandas, uma série de políticas públicas e reformas no ensino foram propostas. Entretanto, os resultados, muitas vezes, ficaram aquém do esperado. Neste texto, propomos uma discussão acerca da necessidade das políticas públicas que visam modificar os modelos curriculares, contemplar estratégias que garantam o desenvolvimento profissional docente. Na primeira seção do estudo, propomos uma análise de alguns modelos reconhecidos internacionalmente como inovadores, a fim de identificar os elementos subjacentes que permitiram a sua consolidação em nível de sistemas de ensino. Na segunda seção, a partir de teorizações que abordam o ofício do professor, defende-se a ideia que as políticas públicas para o desenvolvimento profissional docente precisam contemplar três dimensões: formação pessoal, formação colaborativa e a reflexão.


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DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2131

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