EM BUSCA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins
  • Jacqueline Silva da Silva Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2131

Resumo

Resumo: A constituição de uma sociedade da informação, ao lado da heterogeneidade de culturas que frequentam o espaço escolar, passou a exigir uma série de transformações no currículo escolar. A fim de atender a essas demandas, uma série de políticas públicas e reformas no ensino foram propostas. Entretanto, os resultados, muitas vezes, ficaram aquém do esperado. Neste texto, propomos uma discussão acerca da necessidade das políticas públicas que visam modificar os modelos curriculares, contemplar estratégias que garantam o desenvolvimento profissional docente. Na primeira seção do estudo, propomos uma análise de alguns modelos reconhecidos internacionalmente como inovadores, a fim de identificar os elementos subjacentes que permitiram a sua consolidação em nível de sistemas de ensino. Na segunda seção, a partir de teorizações que abordam o ofício do professor, defende-se a ideia que as políticas públicas para o desenvolvimento profissional docente precisam contemplar três dimensões: formação pessoal, formação colaborativa e a reflexão.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduado em Pedagogia - Centro Universitário UNIVATES. Discente do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES. Docente na rede pública municipal de Arroio do Meio/RS.

Silvana Neumann Martins

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987) , Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação - PUC-RS (2010). Docente permanente do Centro Universitário UNIVATES. Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e do Programa de Pós Graduação em Ensino da mesma IES. 

Jacqueline Silva da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação - UFRGS. Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino - UNIVATES

Downloads

Publicado

2018-01-31