A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: A CATEGORIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES

Autores

  • Alexandre Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM http://orcid.org/0000-0002-4637-5014
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i2.2250

Resumo

Neste artigo, apresentamos compreensões a partir de pesquisas da comunidade de Educação Química acerca da Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD é uma metodologia de análise qualitativa de informações textuais e discursivas criada por Moraes e Galiazzi (2007) que tem sido muito utilizada em pesquisas em Educação e Educação em Ciências. Os criadores desta metodologia tiveram formação em Química, o que repercute no modo como esta metodologia foi elaborada e também em como ela tem sido apropriada pela comunidade que dela se utiliza. Assim, neste texto partimos da pergunta fenomenológica “O que é isto: a ATD na pesquisa em Educação Química?” para compreendermos quais repercussões metodológicas a ATD tem provocado nas pesquisas em Educação Química. Por isso, debruçamo-nos sobre revista Química Nova na Escola, na qual identificamos a ocorrência de utilização da ATD e realizamos a ATD sobre o corpus encontrado. A partir de uma das categorias emergentes, buscamos traçar elementos que nos possibilitem ampliar compreensões sobre a metodologia.

Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Química na UFTM onde desenvolve iniciação científica em Educação Química.

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) pela mesma universidade. Tem formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professor Adjunto da área de Educação Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Química na UFTM. 

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. 

Downloads

Publicado

2018-01-31