A ESCRITA NARRATIVA NO PENSAR E DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE O ESTUDO DAS SOLUÇÕES

Autores

  • Alessandra Gomes da Costa Universidade Federal do Rio Grande
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
  • Cezar Soares Motta Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.2747

Palavras-chave:

Trabalho Coletivo, Escrita Narrativa, Ensino de Química

Resumo

O desenvolvimento da escrita narrativa, da leitura e da experimentação potencializa o construir e (re)significar a linguagem científica no ensino de Química. Nesse sentido, apresenta-se uma atividade centrada nos processos investigativos frente a temática soluções. A leitura de uma narrativa sobre o uso de sucos artificiais em pó foi realizada na sala de aula, como convite aos estudantes a investigar os diferentes tipos de soluções (saturada, saturada com precipitado e insaturada) e construir sua narrativa englobando as aulas e discussões realizadas. A proposta foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Rio Grande - RS, e, planejada coletivamente nos encontros formativos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Química, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Entende-se que o uso de outras linguagens, como a narrativa, promove no ensino de Química o desejo de investigar a situação narrada, nas quais foram reunidas, e, utilizadas como material empírico de pesquisa, com a reflexão dos docentes e futuros docentes, bem como, a percepção dos estudantes sobre a prática pedagógica desenvolvida. Neste movimento de pesquisa-ação, as narrativas foram unitarizadas, categorizadas e discutidas pela criação de metatextos.

Biografia do Autor

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. Coordenadora do curso de Química Licenciatura da FURG.

Cezar Soares Motta, Universidade Federal do Rio Grande

 Licenciado em Química.Doutorando e mestre em Educação em Ciências através do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande.Professor supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e colaborador no projeto de extensão: CIRANDAR: rodas de investigação desde a escola ambos vinculados a FURG.

Referências

CLANDININ, Jean; CONNELLY,Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p.145-454, jul/dez, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.

DORNELES, Aline. Rodas de Investigação Narrativa na Formação de Professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

DORNELES, Aline; GALIAZZI, Maria do Carmo; ALTENHOFEN, Suélen. As histórias de sala de aula na formação acadêmico-profissional de professores no PIBID/FURG. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p.100-116, out.- jan, 2016.

GALIAZZI, Maria do Carmo. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.249-263,2001.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian. (orgs). Álbum do PIBID/FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.2, 2012.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.3, 2013.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.4, 2015.

GALIAZZI, Maria do Carmo; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.5, 2016.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (bauru), [s.l.], v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijui: Unijui, 2016. 224 p.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em Sala de Aula: tendências para a Educação em novos Tempos Pesquisa em Sala de Aula: Fundamentos e Pressupostos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

SUÁREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação - formação de docentes. In: PASSEGGI, M.C. (org.); BARBOSA, T.(org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.

Downloads

Publicado

2018-09-09