A REESCRITA COMO TRABALHO CONSTITUTIVO NA ESCRITA DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO
Resumo
Leitura e escrita, embora sejam práticas diferentes, possuem forte correlação. Ensinar um aluno a ler e escrever exige que o professor de Língua Portuguesa mobilize uma série de saberes e faça a mediação necessária entre teoria e prática. Refletir sobre o ensino de língua materna, sobretudo no papel de educador, nos leva a construir e reconstruir condutas que viabilizem, sempre, melhores ações em favor dos alunos. Este artigo é resultado de análises teóricas feitas a partir de produções textuais, frutos de uma atividade didática que foi desenvolvida com alunos de sétimo ano de uma escola pública da cidade de Conceição das Alagoas. A atividade envolveu a leitura de uma sequência narrativa de imagens do livro didático como encaminhamento para uma produção textual. Com base na primeira escrita e observadas as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, propôs-se uma reescrita com o pretexto para se discutir, entre professor e aluno, meios de praticar a escrita com o intuito de melhorar as habilidades de leitura e escrita destes alunos. Os resultados apontaram que o contato com a leitura, as interferências a partir das dificuldades encontradas nas produções e, principalmente, o trabalho de intervenção com a reescrita possibilitaram melhorias significativas nas produções de textos dos alunos.
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DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3249
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