PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS CARENTES DE 6º ANO DA REDE PÚBLICA DE UBERABA

Autores

  • Marcela Mônica dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3250

Palavras-chave:

Leitura, Leitor, Leitura por Identificação, Escrita

Resumo

Quando falamos em formação do leitor, são muitas as questões que surgem. Afinal, o que é ser leitor? Como trabalhar as práticas de leitura em sala de aula? Quem lê sabe escrever? Este artigo surgiu a partir destas inquietações e justamente com o objetivo de discutir, a partir de pressupostos teóricos e das minhas experiências em sala de aula, na rede pública, quais experiências tem sido efetivas. Neste artigo, que tem um tom de relato, analisaremos uma atividade que foi realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, em Uberaba-MG, da qual recebe um público extremamente carente em termos socioeconômicos e interpessoais. Elaborei uma atividade pensada nas particularidades encontradas nestas turmas: apatia, violência, indisciplina, desrespeito, dentre outras. Estes estudantes chegaram à segunda etapa do ensino fundamental com pouquíssima fluência na leitura e na escrita, portanto, a atividade teve a finalidade de chamar a atenção para uma realidade próxima a deles, que pudesse primeiro gerar identificação e desta forma ter aceitação de moro geral, já que é um grande desafio fazê-los ler e escrever durante as aulas de Língua Portuguesa. Após assistirem ao filme Escritores da liberdade, foram realizadas, durante as aulas de LP, discussões sobre os temas abordados e também a leitura da primeira parte do livro O diário de Anne Franck. Como prática de escrita, foi solicitado aos alunos que produzissem uma página de diário pessoal. O que surgiu a seguir foi extremamente tocante e no que diz respeito a apreensão de conhecimentos linguísticos. Portanto, pude compreender que a prática leitora, quando voltada para o que chamei neste artigo de prática de identificação, se mostrou surpreendentemente produtiva.

Biografia do Autor

Marcela Mônica dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Licenciatura Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência, PIBID/CAPES, bolsista do programa PET-Letras/CAPES e desenvolveu pesquisa de iniciação científica na área de Letramento Literário pela FAPEMIG. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Básico da Prefeitura Municipal de Uberaba. Mestranda do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na UFTM, campus Uberaba.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Máximas impertinentes. Disponível em: http://www.leiabrasil.org.br.pdf/material_apoio/LuizBritto.pdf Acesso em 01 de julho de 2018.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, RS, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196 Acesso em 01 de julho de 2018.

MENDONÇA, M. Análise Linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: Clécio Bunzen e Márcia Mendonça (orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2018-09-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência