A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EJA: EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE UBERABA

Autores

  • Maxwell Gregory de Faria Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3252

Palavras-chave:

EJA, Escrita, Reescrita, Correção, Dissertação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da realização de uma sequência de atividades, desenvolvidas com alunos do 8º ano do Ensino de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de Uberaba. A turma é heterogênea, composta por alunos de inclusão, com diferentes níveis de alfabetização. O propósito das atividades foi conduzir os alunos à produção de um texto dissertativo-argumentativo. Tal necessidade surgiu a partir do desejo dos alunos de realizarem a prova do ENCCEJA, que fornece certificado de conclusão do ensino fundamental para os alunos que obtiverem a nota mínima na avaliação. Partimos dos pressupostos teóricos da análise linguística para conduzir o trabalho, que consistiu na exibição de um filme, leitura de um conto, uma crítica e um artigo de opinião, produção escrita, reescrita coletiva e reescrita individual. Embasados nas teorias de Antunes (2005), Mendonça (2006), Ruiz (1998), observamos que a sequência de atividades se mostrou eficaz, pois conduziu os alunos a exporem suas opiniões e, consequentemente, a dissertar. A reescrita coletiva mostrou-se uma importante ferramenta para a realização das atividades, uma vez que esta prática incluiu no trabalho escolar os alunos que, sozinhos, seriam incapazes de realizar os trabalhos propostos. A reescrita individual, realizada oralmente com cada aluno, ampliou as possibilidades de correção em aula, favorecendo o diálogo entre os interlocutores do texto e possibilitou uma aproximação entre os sujeitos envolvidos na produção textual.

Biografia do Autor

Maxwell Gregory de Faria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Licenciado em Letras e mestrando no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFTM.Professor da rede pública municipal de ensino de Uberaba - MG.

Referências

ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ANTUNES, Irandé Costa. Língua, gêneros textuais e ensino: considerações teóricas e implicações pedagógicas. In: Perspectiva, Florianópolis, v.20, n.01, p.65-76, jan./jun. 2002.

BRASIL. Documento subsidiário de inclusão. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf. Acesso em jul. 2018.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.).

O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 59-79.

INEP. Matrizes de referência para o ENCCEJA. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/matriz_competencia/Mat_LP_EF%20(1).pdf Acesso em jul. 2018.

MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clécio (orgs.). Análise linguística no ensino médio: um novo olhar um novo objeto. In: Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redação na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

2018-09-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência