PRODUÇÃO DE TEXTO COESO E COERENTE A PARTIR DA LEITURA DE MINICONTOS

Autores

  • Andréia Maria Merxam Conti Universidade do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.3253

Palavras-chave:

Análise linguística. Coesão. Coerência. Minicontos.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar (e expor uma reflexão sobre os resultados alcançados) uma atividade didática realizada numa turma de 8º ano de uma Escola Estadual da cidade de Serrana-SP. Ancorada teoricamente nas reflexões de Geraldi (2003) e Mendonça (2006) relacionadas ao ensino voltado à análise linguística, e às concepções dos mecanismos de constituição textual de Koch (1993), a atividade didática teve como objetivo a produção escrita de um texto narrativo coeso e coerente a partir da leitura de minicontos. Para sua produção, previamente, os alunos leram os minicontos “Bala perdida” de Wilson Freire (2004), “Sopa” de Bruno Scartozzoni (2012) e os minicontos sem títulos (transcritos no desenvolvimento deste artigo) dos autores Spalding (2009) e Furtado (2004), conheceram suas características, construíram sentidos possíveis, reelaboraram histórias e criaram as próprias. Os resultados obtidos atenderam ao objetivo proposto, considerando que as produções textuais se mostraram, em sua maioria, coesas e coerentes, e também pela receptividade dos alunos com relação ao gênero textual escolhido.

Biografia do Autor

Andréia Maria Merxam Conti, Universidade do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciada em Letras.Pós-graduação em Ensino de Leitura, Literatura e Produção de Texto. Mestranda no mestrado profissional de letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Professora Educação Básica II - Secretaria da Educação e na instituição particular Ateneu Barão de Mauá. 

Referências

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Publicado

2018-09-09

Edição

Seção

Relatos de Experiência