A escola e a lógica do capital: formação de mão de obra qualificada e mercantilização da educação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
BRASIL Escola. Escola nova e o movimento de renovação do ensino. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2018.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Angela da S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Elisa Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PRADO JÚNIOR, Caio da Silva. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, dez. 2013.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. Cap. 1, p. 11-22.
DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3259
Apontamentos
- Não há apontamentos.