CRENÇAS LINGUÍSTICAS DOS PIBIDIANOS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA DA CIDADE DE UBERABA

Autores

  • Paola Passos Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • Juliana Bertucci Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3338

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Crenças linguísticas, PIBID

Resumo

A busca inconstante de melhorar a qualidade da Educação, tem-se dado maior atenção nos últimos tempos para o aperfeiçoamento na formação de professores. Este trabalho visa, portanto, analisar dentro do âmbito acadêmico os envolvidos no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Ministério da Educação em 2009 e se há crenças linguísticas presentes dentro do programa com a finalidade de contribuir para a qualidade de ensino/aprendizagem dentro e fora da comunidade acadêmica. Será realizado um questionário destinado aos pibidianos em ação da área de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, da cidade de Uberaba- MG.

Biografia do Autor

Paola Passos Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Licenciada em Letras Português/Espanhol.especialização em Educação e Sociedade.Mestre em Educação e bolsista Capes pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Atua nas áreas de estudos linguísticos e sociais, a Sociolinguística, Linguística Aplicada e Análise do Discurso e nas áreas de Linguagem e Educação, Formação de Professores e Práticas Escolares.

Juliana Bertucci Barbosa

Graduação em Letras/Bacharelado Licenciatura Português - Alemão. Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa.Bolsista CNPq - e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista.Professora adjunto na UFTM, líder do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de estudos variacionistas), plataforma CNPq, reconhecido pela instituição. Foi coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID/CAPES/UFTM. Atualmente atua e é coordenadora local do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na UFTM, campus de Uberaba, coordenadora do PLI-Portugal/CAPES na UFTM e membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL.

Referências

BARBOSA, J. B.; CUBA, D. L. Crenças e atitudes linguísticas de alunos do ensino médio em escolas públicas de Uberaba (Beliefs and language attitudes of high school students in public schools of Uberaba). In: Todas as Letras. v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/7710/5299>. Acesso em 10 jul. 2015.

BARCELOS, ANA Maria Ferreira; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de língua: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006.

______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: ______; ABRAHÃO, M. H. V. (Org.). Crenças e ensino de língua: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006b. p. 15-42.

BORTONI-RICARDO, S. Educação em língua materna: a Sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais- Língua Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1997. Disponível em: <http://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-02-lingua-portuguesa.pdf>. Acesso em 14 de set. 2015.

CYRANKA, L. F. M. Atitudes linguísticas de alunos de escolas publicas de Juiz de Fora-MG. Niterói, 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Juiz de Fora.

FRANCO, BORDIGNON, NEZ, Marta Estela Dal Pai, Luciane Spanhol, Egislaine de. Qualidade na Formação de Professores: Bolsa de iniciação à docência (PIBID) como estratégio institucional. Rio Grande do Sul, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? :Novas exigências educacionais e profissão docente. 2 ed. Cortez. São Paulo, 1998.

MADEIRA, Fábio. Linguagem e Ensino: Crenças de professores de Português sobre o papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa. Campinas, 2005. (pg 17-38)

RONCARATI, Cláudia. et al. Usos lingüísticos e usuários da língua: face e verso da educação lingüística. Síntese de monografias do Curso de Especialização Lato Sensu, na disciplina Português do Brasil, UFF, 1993. Mimeografado. Disponível em: <http://facelinguistica.blogspot.com.br>. Acesso em 12 mar. 2015.

POSSENTI, S. Por que (não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

SANTOS, Emmanuel dos Santos. Certo ou errado? Atitudes e Crenças no ensino de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Graphia, 1996.

Downloads

Publicado

2018-12-29