PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA SEGUNDA LÍNGUA À CRIANÇAS QUE ESTÃO ADQUIRINDO A LÍNGUA MATERNA EM SUMBE/ANGOLA

Autores

  • Fatima Maria Jose Pereira Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila
  • Gilda Nachoco Diniz Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila
  • Maria Alice António J.M. da Cruz Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3486

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Criança, Desenvolvimento da Linguagem, Língua Materna

Resumo

Problematizando a relação entre a língua oficial e a língua materna, com a desvalorização dessa língua materna decorrente do firmamento da língua oficial, que é a língua portuguesa, e o desconhecimento pelos professores e crianças das línguas nacionais para a inserção das mesmas no ensino escolar, apresenta-se os objetivos deste artigo que consistirá em descrever as presenças das línguas nacionais na aquisição da língua portuguesa por crianças do ensino pré-escolar e aprofundar os conhecimentos da presença das línguas nacionais na aquisição da língua portuguesa a partir da fala por crianças do ensino pré-escolar. Para tal, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise de alguns pontos do questionário respondido por dez professores da educação pré-escolar, referente ao tema que nos ajudou na reflexão e enriquecimento do mesmo conteúdo.

Biografia do Autor

Fatima Maria Jose Pereira, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestranda em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila.

Gilda Nachoco Diniz, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestranda em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila.

Maria Alice António J.M. da Cruz, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestranda em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila.

Referências

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Publicado

2018-12-29