A RELAÇÃO DA LINGUA MATERNA E NÃO MATERNA COM O PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DO SUMBE – ANGOLA

Autores

  • Abrão Tiago Muongo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila
  • Alberto José Tomás Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila
  • José Manuel da Silva Júnior Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3488

Palavras-chave:

Língua Materna, Língua Não Materna, Línguas Nacionais

Resumo

O presente artigo é fruto das atividades desenvolvidas no âmbito do módulo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul, da Universidade Katyavala Bwila, e aborda aspectos relacionados à compreensão dos professores do que seja a Língua Materna e Não Materna e a não apresentação de indícios de que o português é atravessado pelas línguas nacionais. Nesta perspectiva, realizou-se uma vista em algumas escolas da cidade do Sumbe, onde leciona-se o pré-escolar no intuito de diagnosticar o modo de atuação dos professores em caso de alunos bilíngue e multilíngue. Verificou-se a existência de alunos que possuem mais de uma língua. Obtiveram-se dados mediante a aplicação de inquérito por questionário aplicado aos professores de Educação Pré-Escolar do Sumbe, cujo objetivo é analisar as concepções dos professores da Educação Pré-Escolar, sobre o que seja língua materna e não materna na “Escola Primária da Terra Prometida do Sumbe”. Para a construção do mesmo apoiou-se nas seguintes metodologias e técnicas: questionário, entrevista, análise documental e referências bibliográficas. A realização do artigo forneceu-nos bases sobre o real conhecimento das línguas e permitiu traçar estratégias para o seu tratamento de forma efica

Biografia do Autor

Abrão Tiago Muongo, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

Alberto José Tomás, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

José Manuel da Silva Júnior, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila

Mestrando em Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul da Universidade KatyavalaBwila.

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Publicado

2018-12-29