ENSINAR A CRIANÇA A ESCREVER E USAR A LÍNGUA ORAL: ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Domingos Salvador Rosa Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila
  • Celestina Ângela da Silva Abel António Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila
  • Madureira Baptista Filipe Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3489

Palavras-chave:

Escrita, Língua oral, Estratégias, Metodologias, Educação Pré – Escolar

Resumo

O presente trabalho versa sobre a temática da “Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem’”. Tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o ensino da língua Portuguesa escrita e oral para crianças em idade Pré-Escolar. Especificamente, analisamos as metodologias e as concepções de ensino usadas na educação Pré-Escolar no Município do Sumbe, Província do Cuanza - Sul considerando os aspectos sociais, culturais e económicos constitutivos da sociedade angolana. E os objetivos específicos são: 1) Analisar as respostas dos professores que ministram aulas em criança da educação Pré-Escolar sobre as dificuldades e facilidades na Aquisição da Linguagem. 2) Interagir com as agentes decisões no caso um Expert da Educação, para levantar dados sobre a Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem nessa faixa-etária no Município do Sumbe. Como não deixaria de ser, este trabalho busca contribuir para o melhoramento daquilo que é tarefa primordial dos professores da Língua Portuguesa: o ensino da escrita, linguagem oral bem como nas estratégias e metodologias do Ensino dessas, partindo do ponto de vista dos dados preliminares recolhidos pelos mestrandos através de uma entrevista, fruto dum trabalho de campo realizado nos centros infantis e escolas primárias da cidade do Sumbe, em professores que leccionam o Pré-Escolar considerando o contexto atual.

Biografia do Autor

Domingos Salvador Rosa, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestrando em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila (Angola).

Celestina Ângela da Silva Abel António, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestranda em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila.

Madureira Baptista Filipe, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila

Mestrando em Educação Pré-Escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza-Sul da Universidade Katyavala Bwila.

Referências

ABAURRE, M.B. e Fiad, R.S. e Mayring - Sabinson, M.L. Cenas de Aquisição da escrita a trabalho do Sujeito com texto: Campinas – São Paulo Brasil. (2006).

BENTES, A.C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez. (2001).

DELRÉ, Alessandre. A pesquisa em Aquisição da Linguagem: teoria e prática. Editora Contexto. (2006).

GASPAR, S.I.N.F. Dissertação de Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda-FCSH, universidade Nova Lisboa-Portugal. (2015).

PRATES, L. e Martins. V. Distúrbios da fala e da linguagem na infância, Revista Médica de Minas Gerais, Brasil, (2011).

SCARPA, E.M, Aquisição da Linguagem. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à Linguistica _ dominios e fronteiras. São Paulo: (2006).

SIM-SIM, I. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospectivo sobre o percurso do conhecimento. Instituto Politécnico de Lisboa-Portugal. (2000).

VYGOTSKY. L. S., A formação social da mente, o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores 5ª Edição. S. Paulo, Brasil. (1996).

www,larescola.Org.br. acessado no dia 12 de Julho de 2018 as 16h

Downloads

Publicado

2018-12-29