MATERIAIS DIDÁTICOS E AQUISIÇÃO DA LEITURA NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Carolina Marinela Valembica Malaquias
  • Eldevarina Nhimawa Barros Wanambela
  • Helena Francisco Pedro Kipinga

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i2.3490

Palavras-chave:

Fichas, Pré-escolar, Materiais Didáticos, Aquisição da Leitura

Resumo

A aquisição da leitura no ensino da pré-escola preocupa os professores por vários motivos, visto que não há materiais adequados para alcançar os objetivos traçados nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio Físico e Social. Sendo a aula a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula criam-se, desenvolvem-se e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e, assim desenvolvam as suas capacidades cognitivas. A utilização das fichas de iniciação que é o meio de ensino usado nesta fase de educação permite uma melhor integração e participação da criança através da observação e compreensão do meio natural, social e cultural que a rodeia, proporcionando-as oportunidades de autonomia, socialização e um desenvolvimento equilibrado, como está pautado na Lei de Bases do Sistema de Educação da República de Angola e na Lei nº 17/16 de Outubro. Este artigo tem como objetivo principal é analisar como se dá o uso das fichas no ensino da leitura na educação pré-escolar. Para realizar essa análise, foi realizada entrevista com a professora de uma das escolas do ensino primário do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul. Também analisamos o material didático usado pela professora (fichas). Sendo a educação pré-escolar a base da Educação que cuida da primeira infância, fase da vida em que se devem realizar as ações de condicionamento e desenvolvimento psicomotor, chegou-se a conclusão de que os materiais didáticos não são suficientes para a aprendizagem dos alunos, frente à oferta de uma educação de qualidade aos alunos.

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Publicado

2018-12-29