A EFICÁCIA DOS FLASHCARDS PARA O ESTUDO AUTODIRIGIDO NA MONITORIA DE HISTOLOGIA

Autores

  • Francisco Pedro Olimpio de Albuquerque Sales Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA, monitor da disciplina de Histologia Humana.
  • José Klauber Roger Carneiro Doutor, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Mestre, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3525

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Memória de Longo Prazo

Resumo

Os flahscardssão pequenos cartões feitos de papel utilizados como método para a autoaprendizagem. Em cada pedaço de papel escreve-se algo que se quer aprender, geralmente, de um lado escreve-se uma pergunta ou palavras-chave de um determinado conteúdo, e no verso há uma resposta ou um comentário. A monitoria, que é um serviço de apoio pedagógico e visa oportunizar o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico do acadêmico, utilizou essa estratégia de estudo, que consiste principalmente em uma técnica de repetição espaçada. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia dos flashcardscomo ferramenta de estudo e qual técnica de estudo é preferida pelos estudantes. Este estudo é do tipo transversal, quantitativo e descritivo o qual o instrumento de coleta utilizado foi um questionário com questões fechadas. O trabalho foi desenvolvido de acordo com a resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. Observou-se que 93,33% dos pesquisados, responderam que os flashcardssão eficazes como técnica de estudo, e 73,33% ficaram satisfeitos com o desempenho na disciplina. Dos alunos investigados 53,33% afirmaram que obtiveram bom aprendizado com essa estratégia. Com esses resultados, conclui-se que os flashcardssão importantes para o processo de aprendizagem, principalmente à longo prazo.

Biografia do Autor

Francisco Pedro Olimpio de Albuquerque Sales, Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA, monitor da disciplina de Histologia Humana.

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Inta - UNINTA, monitor da disciplina de Histologia Humana. 

José Klauber Roger Carneiro, Doutor, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.

Doutor, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.

 

Maria Auxiliadora Silva Oliveira, Mestre, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.

Mestre, docente do curso de Medicina do Centro Universitário Inta – UNINTA.

Referências

ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em sala de aula. São Paulo: MG Editores Associados, 1989.

BARBOSA, M.G., AZEVEDO, M.E. O., OLIVEIRA, M.C.A. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. Revista da SBEnBio, n.7, s/n, 2014.

CORDEIRO, A.S.; OLIVEIRA, B.P. Monitoria acadêmica: A importância para o aluno de licenciatura em química. In: 2º Encontro de ciência e Perícia Forenses do RN, 2011, Natal. Anais...Natal, 2011.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Cientifica Aplicada. Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, 2008.

DENG, F., GLUCKSTEIN, J.A., LARSEN, D.P. Student-directed retrieval practice is a predictor of medical licensing examination performance. Perspectiva Medicina e Educação, v. 4, p. 308-313, 2015.

DOBSON, J. L. The effect of uniform versus expanding retrieval practice on the recall of physiology information. Advances in Physiology Education, v. 36, n. 1, p. 26–12, 2012.

EVANS, W. S., QUIMBY, M., DICKEY, M. W., DICKERSON, B. C. Relearning retaining personally-relevant words using computer-based flashcard software in primary progressive aphasia. Front. Hum. Neurosci., v. 10, p. 561, 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p. Disponível em:http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em 09 de abril de 2017.

GOMES, M. M. R., SALES, F. P. O. A., NOBRE, A. L. C., SILVA, C. I. S. M. A importância da monitoria na formação médica e os fatores que influenciam o interesse pela monitoria. In: Colégio Médico Acadêmico do Piauí. Anais..., v. 24, n.1, 2017.

HART-MATYAS, M. et al. Twelve tips for medical students to establish a collaborative flashcard Project. Medical teacher. v.29, p.1-5, 2018. Doi:10.1080/0142159X.2018.1426843.

MANNS, J.R., HOPKINS, R. O., REED, J. M., KITCHENER, E. G., SQUIRE, L. R. Recognition memory and the human hippocampus. Neuron, v. 9, n. 1, p. 171-80, 2003.

KERFOOT, B. P. Adaptive spaced education improves learning effi-ciency: a randomized controlled trial. Jour. Urol., v. 183, p.678–681, 2010.

LARSEN, D. P., BUTLER, A. C., ROEDIGER, H. L. Comparative effects of test-enhanced learning and self-explanation on long-term retention. Medicina e Educação. v.47, n.7, p.674-682, 2013.

LÉTOURNEAU, Jocelyn. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 19-35.

LIMA-COSTA, M. F.; BARRETO, S. M. Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento. Epidemiologia e Serviço de Saúde, v. 12, n. 4, p. 189-201, 2003.

LOPES, A.D.C. et al. A importância da aplicação de simulados de prova prática no módulo de Biologia do Desenvolvimento do curso de Medicina - percepção dos alunos. In: XVI Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais...Fortaleza, 2016, p.1-5.

MORRIS, P. E., FRITZ, C. O., JACKSON, L., NICHOL, E. Strategies forlearning proper names: expanding retrieval practice, meaning andimagery. Appl Cognit Psychol, n. 19, p.779–798, 2005.

PRUZAN, T. The Clumsiest People in Europe: Or, Mrs. Mortimer's Bad-Tempered Guide to the Victorian World. Chicago: Bloomsbury, 2006.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 91-120.

SANTOS, R. C et al. A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem e na formação acadêmica do monitor na disciplina de farmacologia. In: XXV Encontro de Iniciação à Docência, 2016, Fortaleza. Anais...Fortaleza, 20q6, p. 2332.

SCHMIDMAIER, R. et al. Using electronic flashcards to promote learning in medical students: retesting versus restudying. Medicina e Educação., v. 45, p. 1101-1110, 2011.

SILVA, D. G. A., CARNIELLO, A., CARNIELLO, A. Flashcards virtuais – técnica de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado. Revista Gestão Universitária, v. 3, s/p, 2015.

SOARES, S. K. F., SILVA, S. M. Um novo olhar para o exercício da monitoria sob a disciplina bioquímica geral nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia no CCA/UFPB. In: XI Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2009.

SOUSA JÚNIOR, J. A. de et al. Importância do monitor no ensino de química orgânica na busca da formação do profissional das ciências agrárias. In: Xi Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. Anais...João Pessoa, 2009. v. 6, n. 1, p. 1–5.

SOUZA, P. R. A. A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Âmbito Jurídico, Rio Grande, v. 12, n.61, p. 1-8, 2009.

STORM, B. C., BJORK, R. A., STORM, J. C. Optimizing retrieval as a learning event: When and why expanding retrieval practice enhances long–term retention. Memory & Cognition, v. 38, n. 2, p. 244–253, 2010.

SURAPANENI, K. M., TEKIAN, A. Concept mapping enhances learning of biochemistry. Medical education online, v18, 2013

TORRE, D. M., 2007). A qualitative evaluation of Medical student learning with concept mapping. Medical Teaching,v. 29, n. 9,p. 949-955,2007.

WOZNIAK, P. A.; BIEDALAK, K. The SuperMemo Method - Optimization of Learning. Poznan: Informatyka, 1990.

YEUNG, D. L et al. Low health literacy flashcards and móbile vídeo reinforcement to improve medication adherence in patiens on oral diabetes, heart failure, and hypertension medications. Journal of the American Pharmacists Association, v. 57, p. 30-37, 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores