JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DE RUA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Autores

  • Jaqueline Aparecida Souza Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP
  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3529

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Educação Física, Educação Infantil.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar quais os jogos e brincadeiras mais praticados pelos alunos tanto fora do ambiente escolar quanto na escola e averiguar se há a incorporação dos mesmos aprendidos na escola nos momentos em que estão brincando na rua e vice versa. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com 75 alunos de ambos os sexos matriculados nos 1º e 2º Períodos da Educação Infantil e nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada tendo como resultados que as atividades lúdicas realizadas pelas crianças fora do contexto escolar foram: amarelinha, esconde-esconde, vivo-morto, pega-pega, pipa e outras; que os jogos e brincadeiras aprendidos na escola pelas crianças são: rouba-bandeira, estátua, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras, jogo da memória e outras; e por fim que todos os alunos faziam essa transição da escola para a rua e vice-versa. O estudo demonstrou a importância que se tem os jogos e brincadeiras de rua/tradicionais no contexto de vida dos alunos desta escola e no desenvolvimento motor dos mesmos, além de caracterizar esses jogos e brincadeiras dentro do contexto de suas aulas de Educação Física durante a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Souza, Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP

 Graduada em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Integrante do Laboratório de Fisiologia Endócrina e Cardiovascular e do Grupo de Pesquisa de Fisiologia do Exercício da UFOP.

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Curso de Bacharelado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores