A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA

Autores

  • Mayana Glenda Pinheiro de Souza Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3562

Palavras-chave:

Amazonas, Metodologias, Ensino

Resumo

O desenvolvimento do estágio supervisionado e a vivência durante o PIBID auxiliam na formação de professores de Ciências Naturais, Biologia e Química proporcionando ao acadêmico a aproximação da realidade profissional que o aguarda ao término da sua formação. É importante que no ensino de Ciências, os docentes priorizem abordagens contextualizadas, com metodologias e recursos didáticos possibilitando assim um melhor reforço nos conceitos. Este trabalho teve como objetivo relatar a importância do ensino de Ciências, Química e Biologia no ensino fundamental e médio por meio do estágio supervisionado, e do PIBID. As atividades foram desenvolvidas nas escolas estaduais de Humaitá-AM conveniadas do programa, partindo de projetos de intervenção onde se buscou a abordagem de diversas temáticas de valores na busca de contribuir com ações. A metodologia pautou-se em pressupostos da pesquisa, intervenção e observação, que permitiu a estreita relação entre teoria e prática, de 90 estudantes de turmas distintas durante a etapa de regência. Dessa forma, constatou-se que o estágio exerce grandes contribuições na aprendizagem significativa dos estudantes, com metodologias contextualizadas, priorizando assim a utilização de conhecimentos prévios. Observou-se também que, o uso do jogo lúdico juntamente com o livro didático, possibilita as relações interpessoais entre os estudantes e até mesmo os professores e o desenvolvimento cognitivo, sendo essas contribuições indispensáveis para uma aprendizagem mais sólida para à formação do cidadão crítico e reflexivos.

Biografia do Autor

Mayana Glenda Pinheiro de Souza, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM

Graduação em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas. Cursando Pós- Graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química.

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas-IEAA/UFAM

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química. Coordenador do PIBID Biologia e Química em Humaitá-AM.

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores