FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA LIBRAS: SINGULARIDADES E VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA

Autores

  • Rosana Fátima Janes Constâncio Faculdade de Educação a Distância - EaD/UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3691

Palavras-chave:

Formação docente, Libras, Língua de Sinais, Currículo, Ensino

Resumo

RESUMO: O reconhecimento da Libras no Brasil foi promulgado com a Lei de Libras nº 10.436/02 e do Decreto nº 5626/05 possibilitou a oferta da disciplina de Libras sendo inicialmente ofertada nos cursos de licenciatura. Foi a partir destas legislações que estabeleceram normas e critérios para a implementação da disciplina de Libras que os cursos de licenciatura passaram a ofertar em uma perspectiva não somente de aprendizagem de uma língua, mas a fim de oportunizar a quebra de paradigmas. A criação e a oferta do curso de licenciatura em Letras Libras para formar profissionais aptos e qualificados para atuar na área educacional como professores de Libras emerge em atendimento às políticas públicas vigentes. Inicialmente o curso de licenciatura em Letras Libras foi ofertado somente para surdos no ano de 2006, e depois a partir do ano de 2008 houve a criação do curso de Bacharelado em Letras Libras para formar profissionais tradutores e intérpretes de Libras. Nesta perspectiva o presente artigo reflete sobre a formação docente para o ensino da Libras e o currículo que é contemplado nos cursos de licenciatura que ofertam obrigatoriamente a disciplina de Libras, pois nos demais cursos de bacharelado a disciplina de Libras é ofertada como optativa.

Biografia do Autor

Rosana Fátima Janes Constâncio, Faculdade de Educação a Distância - EaD/UFGD

Doutoranda do PPG em Letras da UNIOESTE, com área de concentração em Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem: Descrição dos fenômenos linguísticos, culturais, discursivos e de diversidade, com orientação do Prof Dr.Jorge Bidarra. Docente do Curso de Licenciatura em Letras/ Libras da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Professora Assistente, nível I, Classe B, lotada na Faculdade de Educação a Distância - EaD/UFGD. Atua como docente; Atuou como Coordenadora do curso de licenciatura Letras Libras e Vice-diretora da Faculdade de Educação a Distância - EaD/UFGD no período de 01/04/2015 a 10/04/2018. Formação inicial em Magistério (1981). Graduada em Pedagogia com habilitação em Deficiente da Audiocomunicação (1996), Especialista em Educação Especial (2004) e Especialista em Letramento e Alfabetização (2010). Mestre em Educação no ano de 2010. Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (Pólo UFGD-MS) no ano de 2012. Especialista em Libras (2015). Tradutora/Intérprete da Língua de Sinais com fluência em Língua de Sinais para Interpretação Educacional, Jurídica, Clínica, Religiosa e de eventos em geral. 

Referências

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Ensino e Formação de Professores