Entrei no Curso de Letras, e agora? Recontando histórias de quatro futuras professoras de inglês

Autores

  • Gilmar Martins de Freitas Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Maria Ivonice de Albuquerque Alves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.3775

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Histórias de Vida, Formação Docente, Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo tem como caminho teórico-metodológico a Pesquisa Narrativa. Nesta pesquisa objetivo contar e compor sentidos das experiências vividas por mim e outras três professoras de inglês pré-servico durante nossos processos de formação docente em um Curso de Letras de uma universidade do interior de Mato Grosso. No decorrer desta pesquisa narrativa nós compartilhamos nossas experiências sobre nossas escolhas pelo curso, bem como pela língua inglesa como habilitação para nossa certificação e sobre momentos (des) motivadores no curso. A composição de sentidos das nossas narrativas de vida possibilitou, dentre outras questões, identificar que nossas experiências práticas, pessoais e profissionais motivadoras vividas no Curso de Letras parecem ter sido mais significativas que os desafios encontrados, tanto que todas nós expressamos o desejo de exercer a docência e aprimorar nossos conhecimentos em língua inglesa.

Biografia do Autor

Gilmar Martins de Freitas Fernandes, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Letras Português e Inglês, é mestre e doutor em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é professor de língua inglesa na Universidade Federal de Viçosa.

Maria Ivonice de Albuquerque Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência e formação de professores