METODOLOGIAS ATIVAS: NOVAS TENDÊNCIAS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.3795

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Método PBL, Ensino Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é propor a análise sobre as novas metodologias ativas na educação como práticas pedagógicas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem, de forma que proporcionem um melhor desenvolvimento do protagonismo desenvolvido pelos alunos. Como justificativa, aponta-se o fato de que as Metodologias Ativas, na educação, podem realmente provocar o despertar dos alunos, para uma nova visão crítico-reflexiva e por meio das novas metodologias torna-se possível uma melhor interação, visto que os atuais alunos, são mais ativos e gostam de ter voz ativa no processo de aprendizagem ao qual estão inseridos. O problema foi verificar e analisar a importância da utilização das metodologias ativas, em específico a PBL (Problem Based Learning), como meios motivadores para com o processo de ensino e aprendizagem. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos científicos, propondo o reforço elencado de outros autores para reforçar a importância da mudança e adaptação, e inovar o processo de ensino aprendizagem. Os resultados obtidos fundamentam que a utilização de novas metodologias, facilitam e promovem o melhor desenvolvimento dos alunos, o que conclui-se que torna-se fundamental para a construção de profissionais mais preparados para com a realidade prática, as quais irão vivenciar fora do ambiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gercimar Martins Cabral Costa

Professor Universitário da Faculdade Quirinópolis, e Procurador Educacional Institucional da Faculdade João Paulo II de Quirinópolis. Bacharel em  Administração.Pós-Graduando em Docência e Inovação na Educação Básica

Gilson Xavier de Azevedo

Doutor em Ciências da Religião.Mestre em Ciências da Religião.

Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica.Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2019-12-30