APAGAMENTO DO /r/ EM FINAL DE PALAVRAS: O QUE DIZEM OS TEXTOS ESCOLARES

Autores

  • Josenildo Barbosa Freire Secretaria de Estado da Educação do RN-SEEC RN
  • Dermeval da Hora Oliveria Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3804

Palavras-chave:

Variação, Apagamento do /r/, Produção Textual, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar como ocorre o processo de variação linguística do apagamento do segmento /r/ em final de palavras, como em: canta[r] ~ canta[Ø], em textos produzidos por alunos de uma escola pública de ensino, do interior do Rio Grande do Norte. Seguem-se os pressupostos da Teoria da Variação Linguística de cunho laboviana (LABOV, 1963; 1966, 2008 [1972]. O corpus analisado é constituído por uma amostra de oitenta e três textos, produzidos por alunos do ensino fundamental, e pertencentes à sequências textuais diferentes. Esse corpus está estratificado socialmente por sexo, nível de escolaridade, faixa etária e variáveis linguísticas. E para tratamento estatístico, após a extração das ocorrências e codificação, foi utilizado o pacote de Programa do Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Os resultados obtidos demonstraram que o uso linguístico do fenômeno variável em análise está vinculado às pressões internas e externas. Nesta pesquisa, essa realidade sociolinguística é verificável pela escolha feita pelo Goldvarb X das variáveis: classe de palavra, nível de escolaridade dos informantes e tipologia textual, confirmando, assim, nossa hipótese central: o apagamento do /r/ em final de vocábulos está condicionado por fatores linguísticos e sociais. Sendo assim, também, chamam a atenção para que as práticas pedagógicas de produção textual sejam sensíveis à diversidade sociodialetal dos escreventes, sobretudo, porque sendo o uso linguístico variável e demonstrado por contextos diferentes, tanto linguísticos quanto sociolinguísticos, é necessário que as escolas desenvolvam atividades pedagógicas que possibilitem a aquisição e reflexão de diferentes usos da língua.

 

Biografia do Autor

Josenildo Barbosa Freire, Secretaria de Estado da Educação do RN-SEEC RN

Graduação em Letras. Pós-Graduação.MestradoTeoria e Análise Linguística.Doutorado em Linguística.Professor de Língua Portuguesa da rede pública de ensino.

Dermeval da Hora Oliveria, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Docente da Universidade Federal da Paraíba. Mestre e doutor em LInguística.

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Publicado

2019-07-30