CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO DA SOLICITAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4149

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Ação Pedagógica do Professor, Enunciados Instrucionais,

Resumo

O presente texto se propõe a socializar algumas reflexões geradas pela experiência de mais de uma década lecionando disciplinas do ensino universitário cuja finalidade é desenvolver a competência de comunicação por escrito de estudantes do ensino superior. Tal experiência e a interação com os professores das disciplinas específicas da formação de engenheiros veio permitindo identificar que, mesmo que haja inúmeros fatores que interferem na qualidade da escrita do estudante universitário brasileiro, uma parcela considerável das falhas nos projetos de texto dos estudantes desses cursos se deve à ausência, quando as solicitação da produção de textos por parte dos professores, de informações imprescindíveis para orientar o aluno-redator quanto ao texto final a ser entregue por ele. Logo, sem incorrer em qualquer tipo de reducionismo dos fatores que contribuem para o atual quadro que se encontra no ensino superior brasileiro quanto à dificuldade de escrita dos estudantes universitários, defende-se, neste ensaio, o argumento de que, para que se obtenha um efetivo sucesso na produção do conhecimento no ensino superior, é importante se atentar para as condições de solicitação de uma produção escrita na universidade. Nestes termos, mesmo que sejam produzidas a partir do contexto do ensino superior das engenharias, as reflexões aqui contidas, ousamos afirmar, são úteis para cursos das demais áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves dos Santos, Departamento de Formação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Divinópolis

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares

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Publicado

2019-12-31