Análise das contribuições do estágio supervisionado e do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para formação de professores no Alto Solimões, Amazonas.

Simone Ribeiro da Silva, Renato Abreu Lima, Taciana Carvalho Coutinho

Resumo


Nos dias atuais, as universidades ocupam um papel essencial para a formação do professor, pois no decorrer da graduação o aluno universitário realiza os estágios supervisionados que permitem um contato direto do futuro docente para conhecer o âmbito escolar e vivenciar a realidade educacional. Este trabalho teve como objetivo conhecer o funcionamento do Estágio Supervisionado e do PIBID, bem como, as concepções dos alunos sobre as respectivas realidades; analisar e comparar os documentos que regulamentam o Estágio supervisionado e o programa PIBID. A pesquisa foi realizada no Instituto Natureza e Cultura (INC/UFAM) e, teve como público alunos do 9º período matriculados no Estágio supervisionado III e, bolsistas e ex-bolsistas do PIBID. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sendo os resultados analisados quantitativa e qualitativamente. Como resultado, destaca-se que as contribuições de ambos, PIBID e Estágio Supervisionado, está centrada na melhoria da formação inicial de professores possibilitando uma integração entre universidade-escola, o que possibilita a inclusão do licenciado no contexto escolar desde o início da sua formação. Desta forma fica claro que tanto o Estágio Supervisionado como o programa PIBID tem contribuição para a formação de futuros professores da educação Básica, norteando e orientando os licenciandos para realização da prática pedagógica. 


Palavras-chave


Formação de professores, Estágio Supervisionado, PIBID, Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4192

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