O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Marcia Fernanda de Oliveira Silva
  • Wilson da Silva
  • Marcia Regina Mocelin

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4228

Palavras-chave:

educação

Resumo

A formação docente é um processo em que são incorporadas diversas praticas, dentre elas está o estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório, visto que se torna imprescindível exercitar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de Pedagogia, colocando-os em pratica.  Nesse sentido, ao buscarmos o significado da palavra estágio, podemos observar conforme o dicionário Houaiss a seguinte definição “período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.”. No entanto conforme o parecer CNE/CEB 35/2003, os magistrados apontam que:

Biografia do Autor

Marcia Fernanda de Oliveira Silva

Licenciada no Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Fez licenciatura em pedagogia pela Centro Universitário Internacional - UNINTER. Professora da rede básica de educação na prefeitura Municipal de Uberaba e participou da construção da nova  da matriz curricular de uberaba na disciplina de inglês. Possui pós em Eja para privados de liberdade pela UFTM e Ciências da Religião( ensino Religioso) pelo Instituto Passo 1. Atualmente participa da Pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e tecnológica inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM.

Wilson da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004). É doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutor em Informática Educacional pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É professor da Faculdade Uninter nas disciplinas Currículo Escolar e Sociedade, Família e Instituição Escolar, Licenciatura em Artes Visuais: Estágio Supervisionado: Diferentes Contextos, Recursos Áudio Visuais em Sala de Aula; foi professor do Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE (Psicologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento, Visão Sistêmica, Jogos Intelectivos), é professor da Pós-Graduação UNINTER (Epistemologia Genética, Aprendizagem e Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Cognição e Aprendizagem, Aspectos Lúdicos e Jogos, Neurociência da percepção e da atenção), e foi professor substituto da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Psicologia da Educação) de 2005 a 2007. 

Marcia Regina Mocelin

AVALIADORA do MEC (2018 - atual). PÓS DOUTORA EM EDUCAÇÃO - DERECHOS HUMANOS Y DESAFIOS EN LA SOCIOEDUCACION pela Universidad Nacional de Educación a Distância - UNED - Madrid - Espanha (2018 - 2019). Supervisora: Drª. Esther Lopez Martin. PÓS DOUTORA em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP e Universidade de Salamanca - Espanha (2016- 2017). Supervisoras: Drª. Naura Syria Carapeto Ferreira e Drª. Maria Esther Martinez Quinteiro. DOUTORADO em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2014) GRADUANDA em FILOSOFIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (2019). GRADUANDA em HISTÓRIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (2019).GRADUADA em PEDAGOGIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (2015). GRADUADA em LETRAS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (2019) GRADUAÇÃO em EDUCAÇÃO ARTÍSTICA com Habilitação em MÚSICA pela Universidade Federal do Paraná - UFPR(1997). ESPECIALIZAÇÃO em Magistério da Educação Básica - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pela Faculdades Espírita - IBPEX (1998). ESPECIALIZAÇÃO em FORMAÇÃO DOCENTE EAD - UNINTER (2018-2019). MESTRADO em EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2007). PROFESSORA NA INESUL - FANEESP no curso de Pedagogia na disciplina de Legislação Educacional (2019- atual). PROFESSORA na Rede Estadual de Ensino do Paraná em ARTE;(1997 - atual). PROFESSORA titular da Disciplina de MUSICALIZAÇÃO no Centro de Socioeducação de Curitiba (2007 - atual); WEBTUTORA na FAEL (Faculdade Educacional da Lapa) (2019 - atual). DIRETORA da CIA TEATRAL MOCELIN. (1997 - atual). COMPOSITORA, CANTORA e SAXOFONISTA na BANDA CIA DOS LOBOS. (1996 - atual). MAESTRINA da FANFARRA ARNALDO BUSATO. (2017 - atual). MAESTRINA DA BANDA DE CONCERTO VILLA LOBOS (2017 - atual). COORDENADORA, PROFESSORA E TUTORA nos cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica e Licenciatura em Música da UNINTER. (2016 - 2019). Tem experiência nas áreas de Artes e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais; Gestão da Educação; Socioeducação, Formação de Professores e do Pedagogo, Políticas Públicas, Ética, Adolescentes em Conflito com a Lei, ECA, Música e Educação, Regência de Bandas e Fanfarras. Obras publicadas: 1)POLÍTICAS PÚBLICAS E ATOS INFRACIONAIS: Educação nos Centros de Socioeducação Infanto-Juvenil no Paraná. Curitiba : UTP, 2009. 2) GESTÃO PARTICIPATIVA. Curitiba: Positivo, 2014 3) O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Curitiba, Instituto Memória, 2015 4) ADOLESCÊNCIA EM CONFLITO COM A LEI OU A LEI EM CONFLITO COM A ADOLESCÊNCIA: a socioeducação em questão. Curitiba: Appris, 2016 5) COTIDIANO ESCOLAR: tecnologias educacionais, formação de professores e trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017 6) VOZES DA PEDAGOGIA: da formação docente às tecnologias. Curitiba: Appris, 2017 7) FRACTAL EPISTEMOLÓGICO. Curitiba: Appris, 2018 8) GESTÃO E DOCÊNCIA: perspectivas epistemológicas. Curitiba: Intersaberes, 2019 9) RESUMOTECA: FORMANDO PROFESSORES EM MATEMÁTICA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 10)RESUMOTECA: FORMANDO PROFESSORES EM GEOGRAFIA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 11)RESUMOTECA: FORMANDO PROFESSORES EM HISTÓRIA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 12)RESUMOTECA: FORMANDO PROFESSORES EM LETRAS. Curitiba: Intersaberes, 2019 13)RESUMOTECA: DIALOGANDO COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 14)RESUMOTECA: DIALOGANDO COM PROFESSORES DE HISTÓRIA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 15)RESUMOTECA: DIALOGANDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 16)RESUMOTECA: DIALOGANDO COM PROFESSORES DE LETRAS. Curitiba: Intersaberes, 2019. 17)RESUMOTECA: DIALOGANDO COM PROFESSORES DE PEDAGOGIA. Curitiba: Intersaberes, 2019. 18)EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. Curitiba: Intersaberes, 2019.

Referências

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Publicado

2020-01-06