EPICURO AINDA NOS ASSOMBRA

Autores

  • Renato Domingues Diniz Centro Internacional Universitário- Uninter

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4261

Resumo

Este trabalho se trata de uma pesquisa aos textos principais de Epicuro, filosofo helenista que desenvolveu teses a respeito de como se viver com um prazer necessário, porém módico ou que não cause dor e sofrimento na sua busca se houver a não concretização. No mundo moderno ou na era helenística, o ser humano sempre esteve em busca de seus objetivos, metas, sonhos e realizações e isto envolve uma consciência da plenitude de viver, aprender, experenciar e saborear ou não seus prazeres. Desta forma traçou-se um paralelo entre o hedonismo de Epicuro, Onfray e Lipovetsky para entendermos como o ser humano se move para ir em busca de seus prazeres. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica apontando o hedonismo perceptivo de cada filosofo citado acima e estudamos a condição atual dos sujeitos perante o mundo de hoje. As considerações sobre este estudo é a de que Epicuro ainda precisa ser muito bem compreendido e trazido aos nossos dias para que possamos refletir filosoficamente sobre nossas escolhas que dão vazão ao prazer de cada um.

Biografia do Autor

Renato Domingues Diniz, Centro Internacional Universitário- Uninter

Bacharel em Administração de Empresas. Especialização em Sociologia. Mestrado em Ciências Sociais e atualmente, licenciando em Filosofia.

Referências

BOURDIEU, P; CHAMBOREDON, J. C; PASSERON, J. C. Ofício de sociólogo – Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis RJ: ed. Vozes, 2007

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal – ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo ed., 2016.

MEWALDT, J. Pensamentos de Epicuro. São Paulo: Martin Claret, 2005.

MORA, J.F. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MORAES, J.Q de. Epicuro – as luzes da ética. São Paulo: Ed. Moderna, 1998.

ONFRAY, M. Contra-história da filosofia: as sabedorias antigas. v.1. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

POLESI, R. Ética antiga. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2014.

SILVA, M.F.da. Epicuro – sabedoria e jardim. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 2003.

SPINELLI, M. Epicuro – e as bases do epicurismo. São Paulo: Paulus, 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-01