AS reflexões do estagiário sobre a aula de língua portuguesa

Autores

  • Patricia Soares Batista Teixeira
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4263

Palavras-chave:

Escrita. Análise discursiva. Relatório de estágio.

Resumo

Neste artigo analisamos a escrita produzida em relatórios de estágio sobre a aula do professor de língua portuguesa visando compreender a natureza da reflexão empreendida pelo estagiário, a partir daquilo que registrou, sobre a aula de língua portuguesa.  O propósito é saber como essa escrita está fundamentada, se com argumentos baseados na própria experiência,  ou se está apoiada numa espécie de senso comum sobre a docência na educação básica. Para tanto, analisamos como o licenciando realiza o trabalho de “escuta” da aula, considerando que escutá-la está para além de descrever em detalhes os acontecimentos discursivos que se desenvolvem nesse espaço, mas é também percebê-la como espaço de interação entre sujeitos singulares.  As análises se sustentam no conceito de análise linguística de Geraldi (2006) que propõe uma compreensão das ações que se fazem com a linguagem por meio das atividades, epilinguísticas, linguísticas e metalinguísticas. O corpus é constituído por excertos de relatórios de estágio supervisionado dos cursos de Letras de duas instituições da rede federal de ensino.

 

Biografia do Autor

Patricia Soares Batista Teixeira

Possui graduação em letras /Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM (2012). Mestrado em Educação-UFTM (2018)

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

rofessora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008) - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon ? L?ENS LSH. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009). É organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. Foi coordenadora institucional do Pibid no período de 07/2011 a 08/2015. Foi diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais IELACHS-UFTM) no período de 12/2015 a 11/2019.. É docente permanente do Programa Pós-graduação em Educação e do Profletras da UFTM. Coordena a coleção Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 5 volumes).Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Análise do Discurso e Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da escrita e leitura; formação de professores.

Referências

BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. 182 p.

FAIRCHILD, T. A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. [s. n] Pará: Chamada universal MCTI/CNPQ nº 14/2014, 2010.

FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas. São Paulo: SE/ CENNP, 1991.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura &

Produção. Cascavel: Assoeste, 1991.

______. (org.). Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GREGOLIM, Maria do Rosário Valencise. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Departamento de Linguística - Faculdade de Ciências e Letras - UNESP -14800-901 - Araraquara - SP. Alfa, São Paulo, 39: 13-21 1995.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever –estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Ed. Cortez, 1990. MARCHUSHI, Luiz Antonio. A formação intelectual do estudante de Letras. UFPE. 2008.

MENEGASSI, Renilson Jose; FUSA, Angela Grancine; OHUSHI, Márcia Cristina Greco. Concepções de linguagem e o ensino de Língua materna. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, 2011.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo- um novo design para o ensino aprendizagem. São Paulo, 2007.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma.. Revista de currículum y formación del profesorado, 9, 2 (2005).

Downloads

Publicado

2020-02-01