Um olhar crítico sobre o ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa

Autores

  • Nayara Cristina de Sene Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • Maria Eunice Barbosa Vidal Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4323

Palavras-chave:

Gramática, Ensino, Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir a respeito do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora deste trabalho fundamenta-se na ideia de que a grande maioria dos alunos apresenta dificuldades no estudo das normas gramaticais, considerando-o difícil e desinteressante, porém são capazes de utilizar a língua em diferentes situações de comunicação. A pesquisa é de natureza bibliográfica e será fundamentada em estudos BECHARA (2001); NEVES (1999); PERINI(2003); POSSENTI(2004); SILVA(2000); TRAVAGLIA (2004,2006). A partir da pesquisa, defendemos que, faz-se necessário haver uma mudança de enfoque no ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo no que se refere à apropriação de um conjunto de regras gramaticais arbitrárias.

Biografia do Autor

Nayara Cristina de Sene Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Professora da rede Básica, Mestranda em Letras do curso PROFLETRAS da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Maria Eunice Barbosa Vidal, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Professora Adjunta dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS. Departamento de Linguística e Língua Portuguesa.  

Referências

BECHARA, E. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 11. ed. São Paulo: Ática, 2001. 77 p.

LUFT, C. P. Língua e Liberdade. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003. 110 p.

NEVES, M. H. M. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1999. 69 p.

PÉCORA, A. Problemas de redação. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 122 p.

PERINI, M. A. Sofrendo a gramática. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2003. 102 p.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas: Mercado das Letras, 2004. 95 p.

SILVA, R. V. M. Tradição gramatical e gramática tradicional. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000. 68 p.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática: ensino plural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 239 p.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 245 p

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Publicado

2021-01-25