Principais motivadores de desvios ortográficos no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4427

Palavras-chave:

Desvios ortográficos, Oralidade, Linguagem escrita.

Resumo

Os desvios ortográficos na linguagem escrita são comuns no ensino fundamental. Sejam eles motivados pela fala ou pela convenção ortográfica é importante o desenvolvimento de um trabalho de análise desses desvios e a elaboração de atividades de adequação à linguagem escrita. Este trabalho pretende analisar os desvios ortográficos, observando os processos fonológicos presentes na escrita de textos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública urbana do município de Aguaí, interior de São Paulo, para posterior tomada de decisão na elaboração de atividades para superação desses desvios na linguagem escrita. Foi utilizada a pesquisa quantitativa, com mapeamento das irregularidades ortográficas através de tabelas indicativas da motivação do desvio apresentado, classificadas em duas categorias: a das provenientes de convenção ortográfica ou dos hábitos da fala (Bortoni-Ricardo, 2005); e qualitativa, uma vez que foram feitas análises dos dados coletados. Através da pesquisa pôde-se observar que os desvios mais recorrentes na escrita dos alunos do 6º ano de uma escola pública urbana do município de Aguaí-SP têm motivação na transposição da fala para a escrita. Assim, a prática pedagógica para aquisição da linguagem escrita deve estar pautada no estudo da linguagem oral, suas possibilidades e a adequação para a linguagem culta escrita. Dessa forma, é imprescindível o respeito às diversidades socioculturais no trato com os discentes, de forma que sejam acolhidos no ambiente escolar e não limitados pela imposição da norma culta.

Biografia do Autor

Naira Cristina Sarturi de Melo Lourenço, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Graduação em Letras / Bacharelado com Ênfase em Secretariado Executivo Trilíngue; Graduação em Letras Licenciatura Português-Inglês e e Graduação em Pedagogia. Pós Graduação em Psicopedagogia e Gestão Educacional. Mestranda em Letras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora de Língua Portuguesa.

 

 

Juliana Bertucci Barbosa

Graduação em Letras/Bacharelado Licenciatura Português - Alemão pela Universidade Estadual Paulista (Júlio de Mesquita Filho). Mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Referências

BARONAS, J. E. A. Marcas de oralidade no texto escrito. SIGNUM: Est. Ling., Londrina, v. 12, n. 1, p. 15-32, jul. 2009

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CAMARA JR., Joaquim M. Estrutura da língua portuguesa. 3ª Edição. Petropólis: Vozes, 1972.

PEREIRA, T. M. A. A segmentação no processo de aquisição da linguagem escrita. Veredas online – atemática -1/2011, p. 23-288 – PPG Linguística/UFJF – Juiz de Fora, 2011.

SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga & LAZZAROTTO-VOLCÃO Cristiane. Fonética e fonologia do português brasileiro. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. 119p. 2º período.

Downloads

Publicado

2021-01-25