Contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência na formação de professores de língua portuguesa.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4478

Palavras-chave:

PIBID, Experiência de ensino, Aula de língua portuguesa.

Resumo

Este trabalho trata sobre a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial do professor. O PIBID é um programa, que possibilita a licenciandos vivenciarem a dinâmica da sala de aula, na condição de professores, ainda nos semestres iniciais do curso. Essa vivência afeta o modo de compreender a profissão docente, a relação teoria e prática pedagógica, o modo pensar a aula. Nosso objetivo é relatar experiências de ensino realizadas por licenciandos, participantes PIBID, do curso de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, em uma escola maranhense, e verificar como o conjunto de atividades realizadas no projeto interferiu na forma como tais graduandos veem a sua futura profissão e a própria licenciatura. Os dados deste relato envolvem os registros do trabalho desenvolvido com turmas de 6º ano do ensino fundamental e ainda a aplicação de um questionário a pibidianos com perguntas sobre a contribuição do programa para a formação de professores. Para fundamentar essa discussão, utilizamos como referencial teórico os estudos de Larrosa (2017) sobre experiência como algo que nos toca; de Freire (1982) sobre ensinar a ler a palavra escrita considerando a leitura de mundo dos alunos; de Geraldi (2010) sobre a aula de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Ubiratan Dos Santos Gomes Pereira Junior, Universidade Federal do Maranhão

Graduando na Licenciatura Interdiscilinar em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Inicaição à Docência na condição de bolsista.

Katia Cilene Ferreira Franca, Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo

Tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e doutorado em Estudos da Linguagem, área de concentração em estudos da Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, do curso de Linguagens e Códigos, da UFMA- Campus São Bernardo.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, leitura e escrita na Educação Básica, escrita acadêmica.

Referências

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, João Wanderley. (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo, Cortez, 1982.

BRASIL, Ministério da Educação. PIBID – Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid> Acesso em: 30 mai. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-31