A produção textual na aprendizagem da escrita dos alunos da 4ª classe de uma escola primária do Sumbe em Cuanza Sul-Angola

Autores

  • Elizabteh Monteiro
  • Carolina Maricel Aguiar Sanito
  • Paulino João de Fátima Adolfo
  • Samuel Joaquim Manuel
  • Santos Candeeiro Germano

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4591

Palavras-chave:

Escrita, Língua Portuguesa, Produção Textual,

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma análise de textos produzidos por alunos da 4ª classe, de uma escola primária, localizada no bairro do Chingo, município do Sumbe em Angola, com a finalidade de compreender os possíveis obstáculos encontrados pelos alunos, durante o ensino e a aprendizagem da escrita. A análise dos textos abarcou aspectos como: ortografia, caligrafia, margem, pontuação, acentuação, coerência, coesão textual, identificação de letras altas e baixas bem como o cumprimento das orientações da proposta de escrita. Embasados nas concepções de Cagliari & Cagliari (1999), Geraldi (1984) e Costa (2013), assumiu-se a leitura e produção de textos como fundamentais ao processo de aprendizagem da língua portuguesa. Assim, os indicadores usados para a análise dos textos nos levou a compreender que os alunos entenderam a proposta de escrita, pois conseguiram se comunicar através da escrita, apesar das debilidades relacionadas à autocorrecção, coerência, coesão, escrita como falam, acentuação, pontuação, uso de letras maiúsculas; aspectos perceptíveis pela idade e classe que frequentam, constituindo uma base de dados para o professor, no acto da planificação das aulas.

Biografia do Autor

Elizabteh Monteiro

Referências

ANTUNES, Irandé. Análises de textos. Fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BARBOSA, Marinalva Vieira & BARZOTTO, Valdir Heitor. Roteiro para descrição e análise da atividade desenvolvida. Guia da atividade. ISCED-CS. 2019.

CAGLIARI, Gladis Massini & CAGLIARI, Luis Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado Letras, 1999.

COSTA, Iara Bemquer (org.) et al. A tessitura da escrita. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

COROA, Maria Luiza Monteiro Sales et al.Texto dissertativo-argumentativo: Teoria e Prática. Edição ReVel, especial vol. 14, n. 12. Brasil. 2016.

GERALDI, João Wanderley (org). O texto na sala de aula-Leitura & Produção. 7ª edição. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

Downloads

Publicado

2020-06-04