Construção da progressão e argumentação em textos de alunos do ensino fundamental: diagnose e intervenção

Autores

  • Silvana De Santi Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4594

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Produção textual, Coesão, Coerência, Leitura

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar uma análise diagnóstica de produção textual de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Conquista M.G. A metodologia de estudo foi uma pesquisa participante, na qual foi solicitado aos alunos que produzissem um texto dissertativo-argumentativo com o tema solidariedade. As produções foram analisadas e foi possível verificar que apresentam algumas dificuldades na construção da progressão, principalmente, no que diz respeito à coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade e informalidade. A análise dos textos demonstrou que o professor de língua portuguesa precisa orientar os alunos na prática da leitura, pois assim, terão maiores chances de realizarem uma produção textual com maior sucesso, desenvoltura e criticidade. A proposta de intervenção realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental culminou na realização de uma produção sobre o tema solidariedade. No entanto, além de estudo sobre o tema, também realizaram uma atividade prática, na qual, puderam ajudar uma família da comunidade local, em condições de vulnerabilidade econômico-social. Puderam realizar um ato solidário e assim, tiveram maior condição de escrever sobre o tema, pois foi construída, na prática, a argumentação.

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Publicado

2020-06-04