Análise dos textos produzidos pelos alunos da 6ª classe de uma Escola Primária do Sumbe

Autores

  • Armando Cachine
  • Azéu José Luís
  • Figueiredo Jorge
  • Ilídio João Moutinho Sanito
  • Luzia Lisboa Pinto Boa

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4608

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Leitura, Escrita

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação sobre a prática pedagógica em sala de aulas de língua portuguesa e da produção de textos de alunos da educação primária do município do Sumbe, Província do Cuanza Sul - Angola. Os textos analisados foram escolhidos aleatoriamente e elaborados pelos alunos durante a aula que tinha como tema “a indústria”e como subtema “leitura e interpretação do texto o algodão”. Nas análises, procuramos aferir o nível de compreensão e conhecimento dos alunos no que diz respeito à ortografia, uso da pontuação, a construção dos parágrafos, a coesão, a coerência e ao atendimento do enunciado. Por fim, fizemos uma avaliação crítica sobre a situação real dos textos dos alunos, bem como seus domínios sobre a leitura e escrita da língua portuguesa.

Biografia do Autor

Armando Cachine

https://orcid.org/0000-0003-4342-7365

Referências

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula – Leitura & Produção, 7ª ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

AZEVEDO, Fernando José Fraga. Metodologia da língua portuguesa. Portugal: Plural editores, 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-04