Incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul Angola

Autores

  • Santos Candeeiro Germano Universidade Katyavala Bwila, Angola https://orcid.org/0000-0002-1318-0915

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4823

Palavras-chave:

Ensino primário, formação contínua, professores, supervisor pedagógico.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da incidência da supervisão pedagógica na formação contínua de professores das escolas primárias do Sumbee apresenta o objetivo contribuir no aperfeiçoamento profissional dos supervisores pedagógicos para a formação contínua dos professores das escolas primárias municipais, com vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O foco recaiu sobre o papel da supervisão, bem como sua relação com a formação contínua dos professores como sujeitos e intervenientes do processo, e colocados  de lado diferente ao do supervisor. Outros benefícios  da interação dos dois profissionais referenciados são a formação do aluno,  a qualidade da educação, e   consequentemente, a promoção de uma sociedade mais justa. Foi possível notar  que os supervisores pedagógicos no exercício das suas funções estão focados no cumprimento das normas do ministério, em especial  a parte das escolas, situação que tem pouca relação com  as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Percebeu-se um acompanhamento e uma formação continuada dos professores das escolas primárias do município, sobretudo das zonas rurais insatisfatório, o que nos levou a seguinte questão, como ponto departida desta investigação: qual é a incidência da supervisão pedagógica no acompanhamento e na formação continuada dos professores das escolas primárias do Sumbe? Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, assim como matemático e estatístico, apoiando-se pelo paradigma qualitativo. Foram realizadas entrevistas com Diretor Municipal da Educação, supervisores municipais, gestores de 07 escolas do município de Sumbe e professores das escolas selecionadas. Também foram analisados documentos orientadores da supervisão e sobre a superação de professores em Angola. Tendo em conta que este estudo não é o único nesta área tivemos como base teórica as investigações de Alarcão e Canha (2013), Manuel e Buza (n.d), Tafoi (2011), Dias (2005), Alves (2013), Kríapp, (Org.), (1980)  assim como a Lei nº 17/16,(2016), PMFPA[1], (2008), Lucau et al. (2011).A triangulação dos dados recolhidos das fontes serviu para fazer uma interação deles com vista a encontrar os pontos fortes e fracos que em muitos casos têm servido de pontos de estrangulamento. 


[1] Plano Mestre de Formação de Professores em Angola

Biografia do Autor

Santos Candeeiro Germano, Universidade Katyavala Bwila, Angola https://orcid.org/0000-0002-1318-0915

Mestrando do Curso de Mestrado em Ensino Primário e em Ciências de Educação opcção Ensino da Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciência da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila, Angola

Referências

ALARCÃO, Isabel & CANHA, Bernardo. Supervisão e colaboração: uma relação para o desenvolvimento. Porto-Portugal: Porto Editora. 2013.

ALVES, Andreia Patrícia Folgado.A supervisão pedagógica e a reflexibidade docente.Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica. Covilhã. 2013.

ANGOLA. ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei nº 17, de 07 de Outubro de 2016. Lei de Bases do Sistema de Educação.Diário da República, I Série, 170, p. 18. 2016.

BIELINSKI, Consuelo Pontes et al. A natureza da supervisão. Situação na área pedagógica. Tipos ou modalidades da supervisão. Rio de Janeiro-Brazil. 1973.

CARLOS, Jociane Aparecida & LODI, Ivana Guimarães. A prática pedagógica em supervisão escolar: a importância da inter-relação entre o supervisor pedagógico e o corpo docente. 2012.

CARVALHO, José Eduardo. Metodologia do Trabalho Científico. Lisboa-Portugal: Escolar Editora. 2009.

DIAS, Ediomara da Silva. A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais. Santa Maria, RS, Brasil. UFSM/CE/NAEES. 2005.

ESTEVILL, Roberto F. Valledor & ROSALLES, Margarita P. Ceballo. Metodología de la Investigacion Educaional. Habana-Cuba. Organo de Editor de Educacion Cubana. 2006.

GASPAR, Maria Ivone (org.). Supervisão em contextos de Educação e Formação-concepçoes, práticas e possibilidades. Gaia- Portugal. Fundação Manuel Leão. 2019.

GASPAR, Paulo & DIOGO, Fernando. Sociologia da Educação e Administração Escolar. Portugal. Plural Editores. 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Brasil. Cortez Editora. 1998.

MARCONI, Maria de Andrade & LAKATOS, Eva Maria Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo-Brazil: Atlas S.A. 2003.

MED. Plano Mestre de Formação de Professores em Angola. INFOQE. Luanda –Angola. 2007.

MORGADO, José. Qualidade na educação- Um desafio para os Professores -Lisboa Portugal: Presença. 2014.

PRODANOV, Cristiano Cleber & FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico. 2ª edição. RS-Brazil: Editora Feevale. 2013.

RANGEL, Mary & FREIRE, Wendel. (org.). Supervisão escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro-Brazil: Wak Editora. 2011.

ROBERTO, H. Sampiori. Metodología de la Investigación. Colômbia. 2007.

ROLON, Renata Beatriz B. et al. Como escrever a pesquisa: normas técnicas, metodologia e guia do trabalho académico. Manaus-Brazil: Editora UEA. 2018.

SEVERINO, Maria Amália Fazenda. Supervisão em Educação de Infância: Supervisores e Estilos de Supervisão. Penafiel- Portugal: Editorial Novembro. 2007.

SILVA, Edna Lucia & MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis-Brasil. 2005.

SILVESTRE, Paula Alexandre de Bessa. Supervisão Pedagógica na dinâmica da prática reflexiva e os novos modelos de aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica. Universidade Portucalense. Porto-Portugal. 2011.

VENTURA, José Fernando Boa. Como pensar a formação dos professores em Angola. Angola: Proget Edizioni. 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-31