Integrando o jogo digital trace effects no processo de aprendizagem de inglês: uma pesquisa narrativa.

Autores

  • Alessandra Gomes de Lima Alves Santana Universidade Federal de Uberlândia-UFU
  • Valeska Virgínia Soares Souza Universidade Federal de Uberlândia-UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4848

Palavras-chave:

Aprendizagem de inglês, Jogo digital, Pesquisa narrativa.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo proporcionar a reflexão sobre experiências educativas inovadoras na aprendizagem de línguas, com base no trabalho com o jogo digital Trace Effects. Foram ministradas aulas presenciais na oficina intitulada “Gamifique sua aprendizagem de inglês com Trace Effects”. Utilizando-se da abordagem teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa, foi realizado o registro das experiências por meio do material produzido para a oficina, de fotografias e de notas de campo. A partir da análise desses registros, foram redigidos os textos de campo, que possibilitaram reflexões e discussões sobre a prática educativa realizada. A experiência dos participantes com o jogo permitiu pensar novas possibilidades de aplicação de tecnologia digital no contexto de ensino e aprendizagem da língua inglesa, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das habilidades orais e de interação dos alunos. Como composições de sentido, foram levantados quatro temas, a saber: Abertura às novas experiências: o processo de planejamento; Lidando com a questão da heterogeneidade; O jogo como catalisador da aprendizagem na oficina; e Para além do jogo: explorando a oralidade. Conclui-se que a oficina oferecida com a utilização do jogo Trace Effects contribuiu para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas e que a complementação do uso do jogo, a partir de outras tecnologias digitais e de propostas de interação colaborou para a habilidade de comunicação dos participantes.

Biografia do Autor

Alessandra Gomes de Lima Alves Santana, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Graduação em andamento no curso de Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, na (UFU).

Valeska Virgínia Soares Souza, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em pesquisa narrativa e jogos no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2021-01-25