Um panorama sobre a Língua Árabe no Brasil e seu percurso até a sala de aula.

Autores

  • Paula da Costa Caffaro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4944

Palavras-chave:

Língua Árabe. Malês. Imigração Árabe. Ensino de Línguas Não-Hegemônicas no Brasil.

Resumo

O objetivo central deste estudo é traçar um panorama sobre o status da língua árabe no Brasil na última década (de 2010 a 2020). No entanto, procurou-se retomar a trajetória da língua e cultura árabes em solo nacional como uma das justificativas possíveis para o interesse dos brasileiros em estudar esse idioma. Por isso, foi resgatado o percurso da presença árabe no Brasil em diferentes momentos históricos, desde os tempos do Brasil-Colônia, com a chegada dos africanos muçulmanos – os Malês, até o recente acolhimento de refugiados e imigrantes devido à Guerra Civil Síria em diferentes capitais do país. Foram relembradas também as Insituições Públicas Brasileiras, projetos, escolas, cursos onde é possível aprender a língua, literatura, cultura, história, política, filosofia árabes. Descreveram-se ainda as metodologias de ensino, materiais didáticos empregados nas salas de aula, além de evocarem-se as dificuldades e desafios que um professor brasileiro encontra para ensinar essa língua a alunos brasileiros que, embora possam ser descendentes de árabes, pouco ou nada sabem sobre sua língua de herança.

 

Biografia do Autor

Paula da Costa Caffaro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação e licenciatura em Letras (Português-Árabe) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), especialização em Língua Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Letras (Língua e Linguística Árabe) pela Universidade de São Paulo (2013) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2018) em Letras (um estudo contrastivo entre a Terminologia Gramatical da Língua Árabe e da Língua Portuguesa, com bases nos pressupostos teóricos da Terminologia e Terminografia, para fins da elaboração de um dicionário terminológico bilíngue). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Árabe e Língua Portuguesa, tendo atuado, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa como língua materna, nos níveis fundamental e médio, e como língua estrangeira; estratégias de redação em língua portuguesa, nos níveis fundamental e médio; ensino de língua árabe como língua estrangeira, nos níveis fundamental, médio e superior; Terminologia, Terminografia e elaboração de dicionários; produção de materiais didáticos e mapa curricular para o ensino de língua árabe no Brasil.

Atua como Professora de Língua Árabe no Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BRUSTAD, Kristen; AL-BATAL, Mahmoud; AL-TONSI, Abbas. Al-Kitaab fii Ta'allum Al-'Arabiyya. Washignton, Georgetown University Press, 2013, 3 ed.

CAVALIERE, Arlene Orlando. “Departamento de Letras Orientais, por uma integração do saber.” Disponível em: <https://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/2018-01/Informe_11.pdf> Acesso em: 7 abr. 2020.

MESQUITA, Heloísa. “Ginásio Experimental Carioca contempla as características da juventude atual.” Disponível em: < https://educacaointegral.org.br/experiencias/ginasios-que-contemplam-as-caracteristicas-da-juventude-atual/> Acesso em: 18 set. 2020.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: formação do sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, 2 ed.

SABBAGH, Alphonse Nagib. Dicionário Árabe-Português. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional & Almádena Editora, 2011.

SISMONDINI, Alberto. Arabia Brasilica. Cotia, Ateliê Editorial, 2017.

VARGENS, João Baptista de M.; LOPES, Ney. Islamismo e Negritude: da África ao Brasil, da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro, Reproarte, 1982.

VARGENS, João Baptista de M. D. Pedro II, o primeiro arabista do Brasil? Rio Bonito, Almádena, 2013.

VARGENS, João Baptista M. “Estudos Árabes da UFRJ: Jubileu de Ouro”. Disponível em: <https://icarabe.org/index.php/node/3589> Acesso em: 8 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Edição

Seção

Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil